Percorrer por autor "Medeiros, Raquel Alexandra Cardoso"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A influência dos estereótipos de género na comunicação de Marketing de género(2021) Medeiros, Raquel Alexandra Cardoso; Pereira, Fernanda Maria Peixoto, orient.O objetivo principal deste estudo visa aprofundar o conhecimento sobre a atitude em relação à comunicação de marketing de género, relacionando-a com as perceções de componentes sobre os estereótipos de género - papéis de género e descritores de traços. Para tal, optou-se por um estudo quantitativo, tendo-se elaborado um questionário online aplicado a uma amostra de 54 participantes. O modelo teórico estrutura-se em torno do comportamento do consumidor, dos estereótipos de género e da comunicação de marketing de género. Formulam-se seis hipóteses correspondentes ao problema de investigação, sobre a relação entre a comunicação de marketing de género e os consumidores, e a respetiva associação com os estereótipos de género de papéis e descritores de traços. Pela análise das componentes principais dos itens do questionário, mantêm-se as três dimensões iniciais - «comunicação de marketing de género», «estereótipos de papéis de género» e «estereótipos de género de descritores de traços» -, que são depois submetidas a testes não paramétricos, feita a sua análise de normalidade. A análise de resultados verifica a hipótese relativas às diferenças na comunicação de marketing de género percebida pelos participantes relacionadas com a variável sociodemográfica «sexo». De igual forma, verifica-se uma associação entre a perceção sobre os estereótipos de papéis de género e a atitude sobre a comunicação de marketing de género.