Percorrer por autor "Meireles, Joana Filipa Lopes Barbosa Bacelar"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item As orientações educacionais dos estudantes de um curso de profissionalização em educação física(2013) Meireles, Joana Filipa Lopes Barbosa Bacelar; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.Os comportamentos dos professores em aula estão intimamente ligados aos valores, crenças e representações que têm da Educação Física e suas finalidades bem como das suas funções como professor. Este estudo teve como objetivo identificar e descrever as orientações educacionais dos estudantes de um curso de Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, segundo as variáveis género, ano de formação, experiência como atleta e como treinador. O estudo contou com a colaboração de noventa e seis estudantes de um curso de formação inicial de professores, aos quais foi aplicado o “The Value Orientation Inventory – Short Version” em Português. Os participantes do estudo demonstraram ter um perfil educacional diversificado, conferindo alta prioridade a uma ou mais orientações educacionais. A “Mestria Disciplinar” e o “Processo Aprendizagem” foram consideradas as mais prioritárias e a “Auto-realização” a menos prioritária. Os resultados demonstram não existirem diferenças significativas nas orientações educacionais segundo o género, ano de formação e experiência como atleta e treinador. No entanto, o género feminino tende a dar maior importância à “Integração Ecológica” e à “Auto-realização”, quando comparado com o género masculino. Já os alunos de 1º ano tendem a valorizar mais a “Responsabilidade Social”, comparativamente aos alunos de 2º ano.