Percorrer por autor "Melo, Vinicius Batista"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem(2019) Melo, Vinicius Batista; Franco, Dulce Maria, orient.Esta dissertação se iniciou considerando que a virtualização do ambiente de ensino é parte da cibercultura. Depois de embasados os conceitos foram apontadas as boas práticas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) respaldadas por artigos que contextualizam a prática da virtualização da educação no Brasil. Dentre estas práticas, o Design Instrucional (DI) atua como uma metodologia possibilitadora da virtualização do ambiente de ensino.O propósito deste estudo foi evidenciar a prática Design Instrucional num ambiente virtual de aprendizagem. A questão principal que norteou a investigação centrou-se na forma como os elementos de DI atuam na prática de ensino midiatizado em educação à distância, num AVA.O estudo se desenvolveu numa Instituição de Ensino Superior (IES) na modalidade EAD do Brasil. Foram disponibilizadas cinco turmas, 5 professores que também atuam como tutores e 120 alunos, bem como o ambiente de aprendizagem utilizado.Foram utilizadas três formas de coletas de dados: entrevistas aos professores, um questionário aos alunos e análise heurística. Estes dados foram analisados individualmente e submetidos a análise vertical onde foram devidamente interpretados.Como conclusão, foram levantados os elementos caracterizadores da prática de DI no AVA e foram ressaltadas características de design gráfico e planejamento como fundamentais para o entendimento de DI. Também foram apontadas as diferentes atuações de designers gráficos, professores e tutores como agentes promotores de DI em AVA.