Percorrer por autor "Mendes, Ana Karina Verde Sampaio"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relevância do aprendizado da língua brasileira de sinais: percepção dos discentes e dos docentes de um centro de ensino e de apoio à pessoa surda(2017) Mendes, Ana Karina Verde Sampaio; Cahini, Thelma Helena Costa, orient.Em 2002, a Lei nº 10.436 de 24 de abril, oficializa a Língua Brasileira de Sinais (Libras), como forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visualmotora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146 de 6 de julho de 2015, estabelece, dentre outros, oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. A Língua de sinais, utilizada pelas pessoas surdas, é desconhecida pela maioria das pessoas, fato este que justifica a necessidade de conscientizar a sociedade, como um todo, para o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras, visando a interação entre as pessoas surdas e as ouvintes em um contexto social e educacional. Nesse contexto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva, no Centro de Ensino e de Apoio à Pessoa com Surdez (CAS), em São Luís/MA, com o objetivo de compreender a relevância atribuída ao aprendizado da Libras, tendo em conta a percepção dos discentes e dos docentes do referido Centro. No total, foram 30 participantes, sendo 10 pessoas surdas e 20 ouvintes, dentre esses, 10 professores de Libras. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, aplicadas por meio de 03 roteiros, contendo 12 perguntas cada, que foram gravadas e posteriormente transcritas para análise do discurso. Os resultados sinalizam que as pessoas surdas que buscam o aprendizado de Libras, visam suas inclusões social, educacional e profissional. Os ouvintes o fazem com o intento de, além da própria comunicação com as pessoas surdas, muitas vezes, familiares, adquirir o aprendizado de Libras como meio de trabalho de intérpretes e/ou como professores de Libras. Porém, o processo ensino aprendizagem de Libras ainda precisa ser mais socializado e/ou operacionalizado de maneira eficaz, visando alcançar a sociedade de forma geral, bem como a inclusão das pessoas surdas, desconstruindo os estigmas e discriminações entre os seres humanos.