Percorrer por autor "Miranda, Maria do Nascimento Silva Costa"
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Item O desenvolvimento de estratégias metacognitivas e de autorregulação : estudo de caso na disciplina de física e química A, no ensino secundário(2017) Miranda, Maria do Nascimento Silva Costa; Trindade, Rui, orient.Nesta tese pretendeu-se investigar de que forma as estratégias de autorregulação, utilizadas durante o tempo de estudo, por alunos do Ensino Secundário, contribuíram para a rentabilização do mesmo na disciplina de Física e Química A. A escolha deste tema relaciona-se com a necessidade emergente de a Escola contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos seus alunos, apetrechando-os com ferramentas que lhes permitam, de uma forma mais autónoma, desenvolver competências capazes de organizar e potenciar o seu estudo, o que poderá afetar positivamente as suas aprendizagens. Neste sentido, teve-se em conta os modelos de Flavell e Zimmerman, que valorizam a dimensão metacognitiva da atividade discente, a perspetiva de Bandura sobre a autorregulação das aprendizagens e a atividade do professor como «interlocutor qualificado», os quais podem ser considerados como fontes de inspiração da pesquisa realizada. A investigação foi realizada numa Escola Secundária da zona litoral norte do país, e ancorou-se no paradigma fenomenológico interpretativo, desenvolvendo-se, por um lado, um programa de trabalho através do qual se visava suscitar a autorreflexão dos estudantes e, por outro, um projeto de investigação sobre o mesmo que se construiu através de uma análise quer dos conteúdos dos roteiros de autorregulação das estratégias e de comportamentos que os alunos preencheram, quer dos textos de autorreflexão que estes redigiram, quer, finalmente, dos seus depoimentos, obtidos através da realização de um grupo de discussão focalizada. Face aos resultados deste estudo parece-nos ser possível confirmar que os alunos se mostraram capazes de refletir sobre a sua atividade intelectual e, também, que os conteúdos dos seus discursos e dos seus textos demonstram não só uma tal possibilidade como fornecem alguns dados relevantes no domínio do estudo sobre as aprendizagens autorreguladas e a dimensão metacognitiva das aprendizagens.