Percorrer por autor "Monteiro, Miguel José Trigueiro"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio pedagógico em educação física Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Bom Sucesso(2024) Monteiro, Miguel José Trigueiro; Faculdade de Educação Física e Desporto; Quaresma, António Manuel MorenoO estágio pedagógico está inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e, ao longo deste relatório, são realizados balanços e reflexões em todas as áreas contempladas neste processo. Este ano de estágio pedagógico serve para dar aos estagiários ferramentas e orientação para o futuro profissional na área do ensino. O documento está dividido da seguinte forma: Introdução, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar, o Seminário e, por fim, a conclusão. Na área da lecionação, os alunos melhoraram tendo em conta a avaliação inicial tendo sido trabalhadas as prioridades de cada aluno ao longo do ano. Realizei balanços informais juntamente com o orientador no final de cada aula e balanços mais formais no final de cada Unidade Didática e no final de cada uma das etapas. Esta reflexão constante permitiu que os objetivos fossem sempre ajustados para os alunos. Na área da Direção de Turma realizei dois projetos interdisciplinares. Participei nas aulas de cidadania onde tive papel fundamental na realização destes mesmos projetos definindo objetivos, criando critérios e orientar os alunos para a realização dos projetos. A Saída de Campo foi articulada com estes mesmos projetos onde tiveram em atenção o trabalho interdisciplinar sobre "Alimentação Saudável". Na área do Desporto Escolar tive papel fundamental na matéria de Ginástica de Grupo, onde houve melhorias significativas por parte dos alunos envolvidos e por parte da minha atuação nesta modalidade que era uma lacuna na minha atuação profissional. Aprendi novos métodos de ensino, novas progressões e, ao longo do ano, senti-me muito mais preparado para a lecionação nesta área. No Seminário, intervim sobre a flexibilidade da escola, sendo este um problema abrangente a todos os anos de escolaridade na Escola Básica do Bom Sucesso. Detetei esta lacuna através da caracterização que fiz e apresentei uma proposta de um plano de flexibilidade ao Grupo de Educação Física. O Grupo percebeu que era necessário intervir neste aspeto e, para provar a importância e validar o meu plano, realizei uma intervenção de 4 semanas, em três turmas, tendo os resultados sido corroborados com a bibliografia. Palavras-chaves: Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Flexibilidade; Alimentação Saudável