Percorrer por autor "Morais, Carla Sofia Alves da Costa Cardoso de"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Um percurso de mãos dadas : cursos profissionais rumo à vida ativa(2013) Morais, Carla Sofia Alves da Costa Cardoso de; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo focaliza o contributo da supervisão da formação, em contexto de trabalho, pelo Diretor de Curso, pelo Monitor da Entidade de Acolhimento e pelo Orientador de Estágio, para a qualificação profissional de alunos Estagiários, a frequentarem cursos profissionais, na Escola pública portuguesa. A revisão da literatura centrou-se numa abordagem supervisiva da Escola atual, enquanto comunidade educativa. Em consonância, procedeu-se à análise das funções dos vários intervenientes, na formação em contexto de trabalho, com especial incidência no Diretor de Curso, como supervisor e mediador de um trabalho conjunto, que interliga a Escola e o meio empresarial envolvente. A pesquisa, um caso em estudo, realizou-se numa Escola do concelho de Matosinhos. Recorreu-se a uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, o que possibilitou a triangulação de resultados. No que concerne a vertente quantitativa, concretizaram-se dois inquéritos por questionário, tendo por amostra um total de 105 participantes na FCT, concretamente Diretores de Curso, Orientadores de Estágio, Monitores das Empresas e Alunos Formandos do terceiro ano, dos cursos profissionais, da Escola selecionada. Em acréscimo, procedeu-se à análise categorial dos Relatórios de estágio, referentes a oito alunos Estagiários, considerando os “contactos com os intervenientes”; “registos do trabalho colaborativo”, “distribuição da avaliação em FCT” e “variação das classificações final em FCT”. Os resultados evidenciam que o acompanhamento dos alunos Estagiários é percecionado como fundamental, pelos intervenientes em FCT, quer da parte da Escola (Diretores de Curso e Orientadores de Estágio), quer da parte das Entidades de Acolhimento (Monitores). A caminhada, de “mãos dadas” com o formando, no entendimento dos intervenientes na FCT, conduz à formação, qualificação e sucesso do aluno, através da conjugação de um trabalho reflexivo e colaborativo. Concluindo, o estudo comprova o contributo positivo da supervisão, especificamente da formação em contexto de trabalho, para a qualidade da qualificação profissional dos alunos Estagiários, nos cursos profissionais.