Percorrer por autor "Moura, Anaisa Alves de"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Fatores condicionantes da aprendizagem de adultos: estudo realizado na escola de ensino fundamental Antenor Naspolini(2016) Moura, Anaisa Alves de; Fonseca, João José Saraiva da, orient.Este estudo tem como objetivo principal analisar quais os fatores condicionantes que influenciam na aprendizagem de adultos. Como objetivos específicos, buscou-se identificar quais os fatores que influenciam neste processo; analisar as relações existentes entre faixa etária, experiência profissional e classe social no processo de aprendizagem de adultos e compreender o processo de aprendizagem de adultos, segundo os princípios andragógicos e sua aplicabilidade, levando em conta os fatores que influenciam neste processo. O embasamento teórico desse estudo fundamentou-se na literatura de Freire (2003), Duarte (2000), Oliveira (2013), Vygotsky (1996), LDB (9.394/96), Soares (2014), Freud (1992), Marconi e Lakatos (2006), Santos (2009), Candau (2011), Somera (2010), Almeida (2011), Masetto (2011), Sánchez (2001), Carreiro (2012), Perissé (2004), Cafarella (1991), Morin (2003), Knowles, Holton e Seanson (2011), entre outros. Como metodologia para este estudo foi adotada uma pesquisa do tipo quantiqualitativa de caráter exploratório e descritivo. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental Antenor Naspolini com quatro turmas de EJA (I, II, III e IV) do ano de 2014. No total participaram 105 alunos pertencentes aos quatros seguimentos. Como instrumentos de coletas de dados teve-se uma busca de informações através da pesquisa documental, bibliográfica e a aplicação de um questionário aos 105 alunos da referida escola. O questionário constou das seguintes categorias: faixa etária, profissão, experiência profissional, classe social e resultados (aprovação e reprovação). Como instrumentos de análise dos dados coletados tivemos a análise estatística dos dados e a análise de conteúdo. A coleta de dados contou com o auxílio da coordenação da referida escola, gestora, secretária escolar e os quatros professores das turmas acima mencionadas. Após a análise dos dados e os resultados obtidos, com base nessa realidade, percebe-se que é necessário professor, aluno e instituição fazer uma revisão pessoal, uma autoavaliação, rever os métodos de ensino e conhecer na íntegra a importância de cada princípio andragógico e sua possível aplicabilidade na aprendizagem de adultos. Após a exploração da literatura, percebeu-se que cada um destes tem sua parcela de contribuição na trajetória do aluno adulto. Os achados revelam que o ensino deve ser repensado, promovendo condições libertadoras e destacando a importância de uma metodologia que possibilite abertura para os alunos adequarem seu processo de aprendizagem à sua forma particular de estudar e aprender.