Percorrer por autor "Nery, Inalva Bezerra"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Práticas educacionais de inclusão na percepção dos docentes e discentes ciganos e não ciganos na EEEFM Celso Mariz em Sousa-PB(2022) Nery, Inalva Bezerra; Sousa, Óscar Conceição de, orient.A Constituição Federal Brasileira de 1988 apregoa que todos são iguais perante a lei, e prevê a obrigatoriedade da educação básica gratuita a todos os brasileiros entre 7 e 14 anos de idade, independentemente de sexo, etnia ou raça. Para tanto, o Estado vem criando políticas públicas no contexto educacional de forma a abranger toda a população e grupos minoritários. No Brasil, os povos ciganos constituem um grupo minoritário deveras esquecido e estigmatizado. Pensar nesta minoria, nos levou a investigar como ocorrem as práticas educacionais na percepção dos docentes e discentes ciganos e não ciganos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Mariz em Sousa-PB (EEEFM). A pesquisa tem como objetivo geral identificar na percepção dos docentes e discentes ciganos e não ciganos as práticas educacionais inclusivas existentes na Celso Mariz, em Sousa (EEEFM) – PB. A metodologia utilizada é do tipo qualitativa - quantitativa. A população da pesquisa foi de 31 docentes e 560 discentes, donde foram escolhidos por critério de acessibilidade 22 docentes e 360 discentes. O instrumento utilizado foi um questionário com 20 questões fechadas, sendo, 10 para cada grupo (docentes e discentes). Os resultados obtidos apontam que nem sempre docentes e discentes têm uma percepção clara do que seja educação inclusiva. No que concerne às práticas educativas tanto docentes quanto discentes responderam que são realizadas na escola. Porém, no que se refere às práticas educacionais e a valorização da etnia cigana, estas não são percebidas pelos discentes e um número significativo de docentes apontaram que somente às vezes ou nunca isso ocorre.