Percorrer por autor "Neta, Maria Luiza dos Santos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A ciência física: ensino com enfoque na literacia científica(2013) Neta, Maria Luiza dos Santos; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Este trabalho tem como objetivo investigar as contribuições de uma proposta de Ensino de Física de cunho investigativo voltado a promover a Literacia Científica dos estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da Rede Estadual de Ensino, localizada na cidade de Sirinhaém, no litoral sul do Pernambuco-Brasil. Neste sentido, procurou-se investigar as contribuições decorrentes do uso de uma proposta de Ensino de Física voltada a promover a Literacia Científica nos estudantes. Esta pesquisa apresenta caráter quali- quanti e contemplou como parte dos procedimentos metodológicos a aplicação de um pré e um pós–teste, baseado no teste: The Heat and Temperature Concept Evaluation (HCTE), bem como a metodologia do Laboratório Aberto do LaPEF – Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP. Como tema central, foram trabalhados conteúdos referentes à curva de aquecimento da água, sendo o desenvolvimento das habilidades cognitivas estimulada a cada etapa: aplicação da metodologia do Laboratório Aberto, sistematização e discussão dos resultados obtidos como também a leitura do texto que abordava o aquecimento global ameaça à mata atlântica. Com base na leitura os educandos foram solicitados a se posicionar diante de quatros indagações propostas. Por fim, buscou-se identificar as habilidades cognitivas desenvolvidas nos estudantes a partir das intervenções como também a construção dos conceitos científicos de calor e temperatura tendo por base a análise de entrevistas. Como resultado constatou-se que para que os processos de ensino e de aprendizagem ocorram de maneira satisfatória e exitosa não são necessários recursos e metodologias sofisticadas; para compreender aspectos de sua vida cotidiana é necessário que o aluno desenvolva algumas habilidades cognitivas; as habilidades cognitivas enfocadas contribuíram para que os conceitos científicos pertinentes aos conteúdos trabalhados fossem construídos de maneira a auxiliar na resolução do Pós – Teste, o qual apresentou resultado relevante em relação ao Pré-Teste; o texto suporte oportunizou os educandos na manifestação de habilidades cognitivas; a atividade experimental foi um momento de grande relevância tanto para os educandos como para o educador pesquisador; as habilidades cognitivas desenvolvidas nos educandos contribuíram para ampliar a sua capacidade de realizar processos investigativos. Porem alguns problemas impuseram fragilidades e dificuldades ao desenvolvimento do trabalho, gerando falhas que devem ser minimizadas. Assim entende-se que é necessário dar continuidade a pesquisa investigando até que ponto as dificuldades e fragilidades encontradas na realização do Laboratório Aberto visando o desenvolvimento de habilidades cognitivas interferem na Literacia Científica desejada.