Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Nobre, Rui Pedro Duarte"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica 2, 3 do Maxial
    (2025) Nobre, Rui Pedro Duarte; Faculdade de Educação Física e Desporto; Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
    O presente relatório visa expor os balanços sobre as 4 áreas de intervenção durante o estágio pedagógico, incluindo as dificuldades vividas, as estratégias e decisões tomadas para alcançar os objetivos estabelecidos. Na área da Lecionação, as tarefas e estratégias propostas refletiram-se numa evolução geral do desempenho dos alunos. O fraco nível de Aptidão Física demonstrado inicialmente levou a escolha e realização do projeto “Melhoria da condição física através da aplicação de treinos Tabata”. Houve a oportunidade de explorar outras estratégias de organização e lecionação, outras matérias e trabalhar com alunos de idades inferiores durante a semana de Professor a Tempo Inteiro. A Direção de Turma foi uma área que se revelou de difícil realização pelo pouco contacto permitido pela Diretora de Turma, obrigando a ter capacidade de adaptação, tendo o tema do projeto “Promoção de hábitos de vida saudável” surgido de uma problemática identificada juntos dos alunos. A Saída de Campo, desenvolvida sob a temática dos “50 anos do 25 de abril”, possibilitou aos alunos experienciar modalidades diferentes do normal e aos estagiários o trabalho cooperativo com outro núcleo de estágio, de São Martinho do Porto. No Desporto Escolar foi possível aprender tudo sobre uma modalidade da qual não havia tido formação, o Ténis de Mesa, com o projeto “Ténis de Mesa: Automatização dos Gestos Técnicos”, houve uma tentativa de melhorar a execução técnica dos alunos e, cujo tema foi erradamente escolhido. No Seminário, “Desportos de Combate, uma abordagem lúdica”, momento de maior destaque do estágio, foi pretendido desmistificar a ideia pré-concebida de violência nestas modalidades, perceber os motivos que levam os professores optar por não as incluir nas suas aulas e proporcionar-lhes formas e materiais didáticos para que as possam lecionar.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos