Percorrer por autor "Normand, Romuald"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item La transposition du paradigme PISA en France : des formes d’autorité épistémique à l’ombre de l’État républicain(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Normand, Romuald; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA avaliação PISA pode ser considerada como um paradigma promovido pela OCDE que dá origem a múltiplas traduções e transferências políticas em contextos nacionais. O artigo explora os conjuntos políticos e a governança epistémica que possibilitaram a receção do PISA no sistema educacional francês. Ele mostra que as formas de autoridade epistémica que transpõem o paradigma PISA não só transmitem os conhecimentos especializados que circulam na arena internacional, mas também mantêm um imaginário político e uma grande narrativa republicana. Primeiramente são apresentadas as áreas de interesse e associações políticas entre diferentes atores nacionais envolvidos na transferência e na hibridização desses conhecimentos construídos em torno do PISA. O artigo procura depois caracterizar alguns porta-vozes influentes na produção e na tradução desses conhecimentos numa agenda política reformista ao estilo francês. Palavras-chave: PISA; política; autoridade; ciência; expertise; redes; reformas; França.Item Mercado, performance, accountability. Duas décadas de retórica reaccionária na educação(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Normand, Romuald; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA performance e a eficácia instituíram-se como prioridade das actuais políticas de educação. Quais os motivos que levaram à sua afirmação como paradigma dos sistemas educativos em detrimento da escola compreensiva? O presente artigo visa reconstituir e questionar a construção das teses fundamentais que contribuíram para a denúncia da crise generalizada da escola compreensiva e o aparecimento do modelo de escola eficaz, capaz de se integrar num mercado concorrencial e globalizado, no quadro de uma retórica reaccionária, instalada nos últimos vinte anos nos EUA e no Reino Unido e que se vem alargando à escala global. Pretende-se, desta forma, suscitar a reflexão sobre o papel dos sociólogos da educação na compreensão da interacção dos vários agentes educativos a uma escala globalizada e das novas implicações do capitalismo nas políticas educativas.