Percorrer por autor "Nunes, Afonso Alves Costa"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola EB2,3 Conde de Oeiras(2023) Nunes, Afonso Alves Costa; Santos, João Alberto Valente dos, orient.O presente relatório visa apresentar as principais decisões, intervenções e reflexões tomadas nas diversas áreas, ao longo de todo o Estágio Pedagógico, realizado para a obtenção do grau de mestre no curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Na área da Lecionação, foram alcançados progressos significativos nas aprendizagens dos alunos, a partir das opções tomadas ao longo do ano, nas quais a aplicação do projeto específico da Auto e Heteroavaliação – Reconhecimento e Progresso nas Aprendizagens, teve ainda uma repercussão positiva no reconhecimento das suas próprias apreciações e dos restantes colegas. O alcance dos meus objetivos pessoais e a melhoria das minhas intervenções ao nível da instrução, do clima e da gestão de aula, devem-se ao projeto Professor a Tempo Inteiro realizado, no qual o contacto os alunos e professores das variadas turmas, de diferentes anos de escolaridade, me permitiu ter uma aproximação à realidade do exercício profissional. Na área da Direção de Turma as intervenções pedagógicas conduzidas, resultaram na melhoria observável de um espírito colaborativo entre professores e alunos, que se manifestou, não só através dos momentos protagonizados em sala de aula, por meio dos trabalhos de grupo desenvolvidos no âmbito do projeto Trabalho Cooperativo – Desenvolvimento de um Projeto Conjunto, como também no considerado momento culminante do ano, a Saída de Campo, onde se desenvolveram atividades interdisciplinares, enriquecedoras e desafiantes, que permitiram o alcance dos objetivos estabelecidos para esta área. Na área do Desporto Escolar, assumi a condução do grupo-equipa de Badminton, que apesar das notáveis disparidades ao nível das competências, se mostrou sempre bastante recetivo a novos ensinamentos, que resultaram na considerável melhoria das aprendizagens de todos os elementos, observadas nos momentos de competição realizados dentro e fora do nosso espaço escolar, a partir do projeto Uniformização do Desporto Escolar com o Desporto Federado – Uma Visão de Dupla Perspetiva. Na área do Seminário, aprofundei sobre o tema da Não Lecionação de Luta, aplicando os procedimentos da investigação-ação, no sentido de determinar as principais dificuldades dos docentes. Tendo por base as respostas obtidas, procurei apresentar propostas didáticas que propunham demonstrar, não só a importância da aplicação desta matéria para o currículo dos alunos, como a sua utilidade no desenvolvimento da capacidade física da força. Palavras-chave: autoavaliação, heteroavaliação, espírito colaborativo, atividades interdisciplinares, competição