Percorrer por autor "Nunes, Diamantina Maria Sobreira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Professor investigador: contributos para uma melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula(2015) Nunes, Diamantina Maria Sobreira; Lopes, Maria Fernanda, orient.Esta investigação tem por base o trabalho pedagógico desenvolvido na Escola do Ensino Básico 2, 3 de Ruy Belo e pretende conhecer a importância dos professores investigarem as suas próprias práticas através da reflexão e o trabalho colaborativo. Deste modo, surge a questão de investigação principal - De que forma o professor investigador contribui para a melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula? – à qual procuramos responder com a apresentação de um projeto de (auto)formação com base em sessões de reflexão. O quadro teórico de referência centra-se numa revisão da literatura sobre o professor investigador, práticas reflexivas, trabalho colaborativo e relação pedagógica. Este estudo, de natureza qualitativa, está centrado na análise documental dos documentos orientadores do agrupamento nomeadamente o projeto educativo (PE), o plano plurianual de melhoria, o projeto TEIP e, também, o relatório de Acompanhamento de Ação Educativa 2013/2014 elaborado pela Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC). A análise de conteúdo aponta que a escola tem dificuldade em criar momentos de reflexão e colaboração a não ser, pontualmente, quando promove ações de formação. Também nas reuniões de grupo disciplinar e conselhos de turma se desenvolve algum trabalho de reflexão, embora não seja significativo, devido à excessiva burocratização que ocupa a maior parte do tempo. Contudo os professores costumam criar esses momentos informalmente. Estes momentos, geralmente, surgem diariamente nos intervalos porque precisam de falar sobre os problemas comuns que enfrentam na escola e na sala de aula com vista a resolvê-los. Esta troca de conhecimento e experiências é muito enriquecedora. Deste modo, pretende-se, através de atividades reflexivas e colaborativas, a melhoria das práticas letivas em sala de aula, promovendo-se, a qualidade de ensino e o sucesso educativo.