Percorrer por autor "Nunes, Marilene Sampaio da Cruz"
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Item O quotidiano da sala de aula: análise das concepções dos professores acerca da relevância dos saberes da formação continuada do munícipio de Paulista(2017) Nunes, Marilene Sampaio da Cruz; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.O presente estudo está voltado para as concepções dos professores, acerca da construção dos saberes nas formações continuadas e sua relevância no cotidiano na sala de aula. A formação continuada desenvolvida com aos professores do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental através Prefeitura Municipal do Paulista. Dentro de suas políticas públicas educacionais, coube à Secretaria de Educação a execução e a dinamização da formação com os professores que foram divididos em dois grupos. O primeiro, a formação dos professores do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa), docentes do 1º ao 3º anos e a formação dos professores do 4º e 5º anos. Ainda foi dividido por turma de 30 (trinta) participantes de acordo com a turma dos seus alunos. Os formadores responsáveis pelas orientações dos estudos nas formações, eram os professores que compõe a equipe técnica do ensino da Secretaria de Educação. Eles receberam formação através UFPE. A pesquisa seguiu na abordagem quantitativa e qualitativa cujos procedimentos utilizados, foram observação, questionários e entrevistas. As categorias teóricas eleitas foram: Formação Continuada, Políticas Públicas; Prática Pedagógica e Saberes Docente. Nóvoa (1992); Tardif (2002); Imbernón (2010); Pimenta (1997 e 2002); Freire (1997 e 2000); Machado (2006) e Zabala (1998) entre outros deram o suporte teórico à esta investigação. A pesquisa foi conduzida com a aplicação do questionário a 120 professores sendo 90 (noventa) participantes das formações do PNAIC e 30 (trinta) professores de 4º e 5º anos da formação foi orientada pela Equipe Técnica de Ensino. Realizamos entrevista com 09 (nove) professores, sendo 05 (cinco) formadores, 02 (dois) gestores e 02 (dois) professores regentes (1º e 3º anos) participantes das formações. A análise dos dados quantitativos realizada por meio do programa SPSS, versão 18 e a análise dos dados qualitativos orientada pela análise de discurso (AD). A pesquisa aponta que entre as concepções dos professores acerca dos saberes recebidos na formação continuada, a demanda dos professores se volta também para a necessidade dos supervisores receberem estas formações. Para eles seria importante, que os supervisores fossem inseridos nas formações, assim, como os gestores, pois, haveria um elo entre a formação, a sala de aula e a escola, podendo, a gestão local, acompanhar os procedimentos metodológicos, possibilitando a participação social da escola na apropriação do conhecimento. Reflexões coletiva na prática pedagógica abriria espaço para novos questionamentos, criando ações que ajudassem os professores a partir das necessidades e dos desafios do cotidiano escolar.