Percorrer por autor "Nunes, Marisete Domingues Ribeiro"
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Item Educação integral : múltiplos olhares dos sujeitos no cotidiano da escola(2015) Nunes, Marisete Domingues Ribeiro; Benavente, Ana, orient.A mudança de paradigma na educação vem construindo um novo conceito sobre o papel da escola, diante dos anseios e perspectiva da sociedade contemporânea. No Brasil, o Plano Nacional da Educação 2011-2020 prevê um aumento de 50% das escolas funcionando em tempo integral, na perspectiva de uma educação integral voltada para a formação do sujeito em sua totalidade. Considerando que apenas o aumento da jornada escolar não garante essa formação, esse contexto favoreceu a escolha da nossa investigação que tem como objetivo analisar as concepções de Educação Integral que vêm sendo tecidas nas escolas públicas municipais e estaduais do município de Recife, no estado de Pernambuco - Brasil, na visão da comunidade escolar, pois consideramos relevante o papel de cada segmento da comunidade no incremento de uma educação voltada para a formação do sujeito em sua integralidade. Perpassando pelas políticas públicas educacionais, que vêm sendo influenciadas pela globalização, promovendo a migração de políticas, que pode possibilitar muitas vezes, a “dialética entre o global e o local”. Para tanto, foi utilizada uma bordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se de técnicas como questionários e entrevistas, destinados a 303 alunos,116 pais e 09 professores das referidas escolas. A investigação esteve apoiada na linha teórica de diversos autores, dentre eles destacamos: Santos (2011), Nóvoa (2009), Mainardes (2006), Esteban (2008), Sácristan (2003), Teodoro (2003), Saviani (2007), Coelho&Cavaliere (2002), Pegorer (2014), Dias & Guedes (2010), Dutra (2013, 2014), Henry (2012), Magalhães (2008). A análise dos dados quantitativos foi feita no SPSS (Statistical Packet for the Social Science). A abordagem qualitativa baseou-se na Análise de Discurso (AD) na linha francesa privilegiando os sentidos e significações do discurso. Concluímos através da análise dos dados, que a comunidade escolar almeja uma educação de qualidade voltada para a formação integral do sujeito. No entanto, existe um desencontro no que se refere a Educação integral e escola em Tempo integral, do qual acreditamos ser necessário um redirecionamento das formações destinadas aos professores, para estudos dessas concepções, e um redirecionamento das ações da escola sobre o papel da família como corresponsável pelo processo de construção do sujeito crítico, participativo e atuante, protagonista do seu próprio conhecimento.