Percorrer por autor "Oliveira, Ana Catarina da Silva"
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Item Avaliação das funções executivas em crianças através de questionários/inventários: uma revisão sistemática(2023) Oliveira, Ana Catarina da Silva; Richter-Trummer, Marisa Filipe, orient.A avaliação das funções executivas é essencial devido à sua importância para uma vida bem sucedida e adaptada, principalmente para a primeira infância, fase em que estas começam a desenvolver-se (Anderson et al., 2001). Assim, a presente revisão pretende sistematizar os questionários e inventários existentes para a avaliação das funções executivas em crianças até aos doze anos de idade, com o intuito de contribuir para a aplicabilidade dos mesmos. Consequentemente, o estudo debruça-se sobre a análise das características psicométricas dos instrumentos e na qualidade dos seus estudos, através de uma análise de risco de viés. De forma a garantir o rigor metodológico, esta revisão sistemática segue as diretrizes PRISMA (Preferred Reporting Itens for Systematic Reviews and Meta-Analyses; Page et al., 2021). A pesquisa de artigos foi conduzida através do motor de busca EBSCO, tendo como referência os últimos dez anos e recorrendo às seguintes bases de dados: Psychology and Behavioral Sciences, Academic Search Complete, APA PsycInfo e Eric. Após a fase de elegibilidade, seguiram para inclusão no estudo 83 artigos, por respeitarem os critérios definidos. Os resultados sugerem uma grande diversidade de questionários/inventários (cerca de 18) que avaliam as FE para diversas faixas etárias (dos 2-21 anos), sendo o Behaviour Rating Inventory of Executive Function (BRIEF) o mais frequentemente usado, seguido do Behavior Assessment System for Children, Second Edition (BASC-2) e do Childhood Executive Functioning Inventory (CHEXI). Além disso, os resultados revelam boas características psicométricas dos instrumentos, mas revelam pontuações desfavoráveis no que toca à qualidade dos seus estudos. Em conclusão, o estudo sobre este tema permite notabilizar a necessidade de maior atenção no que diz respeito à investigação nesta área. Palavras-Chave: Avaliação; Funções Executivas; Questionários; Inventários; Crianças