Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Oliveira, Maria Aparecida Batista Chalegre de"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Educação inclusiva em escolas do Município de São João: novas perspectivas : estudo de caso múltiplo
    (2017) Oliveira, Maria Aparecida Batista Chalegre de; Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.
    A prática da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular é hoje política educacional garantida pela legislação, tanto para a rede pública quanto privada em nosso país. O presente trabalho propõe investigar, através de um estudo de caso múltiplo, como a inclusão educacional vem ocorrendo no cotidiano de duas escolas específicas, visando identificar os benefícios e as dificuldades referentes à implementação desta proposta educacional para a comunidade escolar como um todo. Como cenários para realização da pesquisa foram escolhidos duas escolas do ensino fundamental da rede pública municipal de São João- PE, tendo como foco turmas do quarto ao quinto ano. Em ambas as turmas havia educandos com necessidades especiais inseridos, a maioria com defasagem idade-série de aproximadamente dois anos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: Pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas envolvendo os seguintes atores: dois gestores, seis professoras e dois encarregados de educação. Os dados obtidos revelaram, entre outros aspectos, a falta de materiais pedagógicos nas escolas lócus, profissionais não capacitados e o pouco conhecimento do corpo docente acerca da educação inclusiva. Apesar da proposta de inclusão ser bem vista pelos entrevistados, evidenciou-se que a sua implementação, na prática, é precária. Esse trabalho vem contribuir na reflexão acerca da prática educacional inclusiva, mostrando alguns caminhos a serem trilhados, tais como: a necessidade da realização de adaptações pedagógicas e de acessibilidade, bem como de formação continuada para os professores do ensino regular e os professores de apoio.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos