Percorrer por autor "Oliveira, Maria Erisvan Alves de"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O diretor de turma face à educação profissional integral e integrada ao ensino médio: sua intervenção para a melhoria da educação no estado do Ceará(2017) Oliveira, Maria Erisvan Alves de; Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.Esta pesquisa, que tem como propósito investigar como o papel do Diretor de Turma face à Educação Profissional integral e integrada ao ensino médio pode contribuir para a melhoria da educação no Estado do Ceará, está incluída na linha de investigação das políticas educacionais. Esta dissertação tem a pretensão de retratar uma pesquisa realizada em duas Escolas de Educação Profissional da 3a. CREDE (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), bem como, em uma vasta documentação que estuda a história e as legislações da educação Cearense, que antecede o DT. Esta investigação teve como amostra, 80 alunos, 11 Diretores de Turma e 11 professores, que responderam a questionários, como também professores que exercem cargos de chefia, em nível de escola, CREDE e Secretaria de Educação, envolvidos com a execução das políticas públicas, que foram entrevistados. Utilizamos como metodologia: quanto aos procedimentos metodológicos, pesquisas bibliográfica, documental e empírica; quanto ao tipo de estudo, exploratório - descritivo. O acervo documental e bibliográfico nos leva por uma viagem aos índices de fluxo escolar e analfabetismo que, ao longo da história, para Ceará, tem sido um “calcanhar de Aquiles” e motivo de muitas políticas, programas, projetos, tais como as Escolas de Educação Profissional com a TESE (Tecnologia Empresarial Sócio Educacional) e o PDT (Projeto Diretor de Turma), no Ceará. É prazeroso ainda, folhear algumas das legislações que cada governo institui na busca por uma educação de qualidade. A pesquisa exploratória-descritiva favorece o conhecimento acerca de como funciona o DT (assunto pouco explorado), que faz parte da política da Educação Profissional de Ensino Médio do Ceará, EEEP (Escola Estadual de Educação Profissional), qual a contribuição dessa junção para a melhoria dos resultados acadêmicos internos e externos, assim como para a aproximação da família à escola, nossas questões de pesquisa e suposições. Essa excursão de duração longa embevece o pesquisador ao constatar que as funções do DT, segundo a opinião de todos os sujeitos da amostra, valida suas suposições, embora ainda sejam necessários alguns ajustes no Projeto, algumas conquistas dos Diretores de Turma e a melhoria nos resultados individuais dos alunos, referentes ao ingresso na Universidade. Embora a média do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) e SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) de boa parte das EEEPs se distancie das escolas regulares e apresente bons resultados no coletivo, o número de alunos dessas instituições que adentram o nível superior não atinge ainda os 50%, havendo muito ainda a conquistar.