Percorrer por autor "Oliveira, Marta Santos"
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Item A influência do marketing ecológico no consumo de bens, estudo comparativo entre a geração X e geração Y(2019) Oliveira, Marta Santos; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.O marketing verde é entendido como a satisfação das necessidades dos consumidores e a proteção do meio ambiente. Identificam-se como variáveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição. O objetivo é estudar se estas variáveis aplicadas com um conceito ecológico estão a surtir efeitos positivos no comportamento de compra do consumidor. Irá estudar-se os consumidores da geração X e Y. A geração X engloba os consumidores nascidos entre 1965 e 1980, que se caracterizam por serem consumidores sensíveis ao preço. O altruísmo é um dos fatores que os influencia a adotar comportamentos ecológicos e a publicidade deve ter um conteúdo mais informativo do que persuasivo. A geração Y incluí indivíduos nascidos entre 1981 e 2000, sendo que este segmento é composto por jovens independentes, que utilizam o telemóvel para tudo, particularmente para as redes sociais e para a procura de informações sobre produtos, e respondem positivamente a um estilo de vida ecológico e os anúncios publicitários devem ser únicos e distinguíveis. Este estudo aplica uma pesquisa quantitativa em que os dados foram recolhidos através de um questionário respondido exclusivamente online. Os aspetos em que se identificaram comportamentos semelhantes nos consumidores de ambas as gerações foram: a predisposição na compra e capacidade de identificação dos produtos ecológicos, o impacto das campanhas de comunicação com forte apelo emocional na intenção de compra de produtos ecológicos e a opinião de que os produtos ecológicos têm distribuição limitada. Identificaram-se diferenças no que diz respeito à perceção de eficácia dos rótulos dos produtos ecológicos enquanto elemento comunicativo das características ecológicas, sendo que para a geração Y os rótulos comunicam de forma mais eficaz. Para os consumidores da geração Y o fator preço não é um impedimento à compra de produtos ecológicos, ao contrário da geração X.