Percorrer por autor "Oliveira, Raquel Alexandra de Brito Costa"
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Item A vida escolar e social dos alunos com deficiência auditiva : o impacto das tecnologias de apoio(2012) Oliveira, Raquel Alexandra de Brito Costa; Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.O tema partiu do interesse pessoal em compreender até que ponto as tecnologias de informação e comunicação (TIC) facilitam a aprendizagem e contribuem para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, em contexto escolar. Assim sendo, o núcleo de incidência desta investigação centra-se no papel que as TIC representam nos processos de aprendizagem das pessoas portadoras de deficiência auditiva e que utilizam ajudas técnicas no seu quotidiano. O estudo é teoricamente fundamentado em informação recolhida através de uma revisão bibliográfica. Para a obtenção dos dados empíricos do estudo procedeu-se à aplicação de um questionário. Os sujeitos em estudo foram selecionados em Escolas, Faculdades e Associações de Surdos da Região da Grande Lisboa e Vale do Tejo, sendo estudantes do 1º, 2º, e 3º ciclos do ensino secundário e do ensino superior. Trata-se de pessoas com problemas auditivos de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 7 e os 26 anos de idade. Também foi aplicado um questionário aos profissionais que atendem este tipo de população bem como a sujeitos conhecedores de pessoas com perda auditiva. Para que o projeto ganhasse informação complementar foram feitas entrevistas estruturadas a vários profissionais. O software estatístico utilizado para proceder ao tratamento de dados deste estudo foi o SPSS versão 19. Visto o estudo ser iminentemente descritivo, utilizou-se estatística descritiva, nomeadamente análise de frequências para as variáveis qualitativas (com escala nominal e ordinal) e média e desvio padrão mínimo e máximo para as variáveis com escala quantitativa. Ao nível de estatística inferencial, - e no sentido de cruzar variáveis que são de natureza qualitativa - utilizaram-se os testes de Qui-Quadrado e Fisher. O presente trabalho de investigação suporta a conclusão de que as tecnologias são um recurso importante para quem as pode ter e faz uso delas; porém, por si só não chegam para garantir o sucesso escolar. As dificuldades de comunicação, a falta de preparação dos professores, a falta de apoios técnicos e logísticos das escolas, a falta de currículos alternativos, o atraso académico que estes alunos apresentam devido às lacunas de aprendizagem, levam à dificuldade de integração, ao insucesso escolar e, consequentemente, ao abandono escolar.