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Percorrer por autor "Oliveira, Renata Barata de"

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    A importância da sustentabilidade, da responsabilidade social e do marketing social para ontenção de vantagem competitiva : estudo de unidades hoteleiras pertencentes à cartilha da sustentabilidade dos Açores
    (2023) Oliveira, Renata Barata de; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Rouco, José Carlos Dias; Patuleia, Mafalda Luísa de Almeida Serra
    O presente trabalho, intitulado com o tema ”A Importância da Sustentabilidade, da Responsabilidade Social e do Marketing Social para obtenção de uma Vantagem Competitiva (estratégia organizacional): Estudo de Unidades Hoteleiras pertencentes à Cartilha da Sustentabilidade dos Açores” tem como principal objetivo perceber se o Marketing Social, a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade, bem como as certificações de sustentabilidade, mais especificamente a Cartilha da Sustentabilidade, ajudam, de facto, as unidades hoteleiras a obter vantagem competitiva. Para a materialização do objetivo deste estudo seguiu-se um método qualitativo, através da realização de entrevistas com perguntas abertas e fechadas. A amostra é constituída por treze unidades hoteleiras pertencentes à Cartilha da sustentabilidade dos Açores. Para o efeito realizaram-se 13 entrevistas aos diretores das entidades com mais parâmetros sustentáveis pertencentes à Cartilha. Dos resultados finais conclui-se que, o fato das empresas adotarem medidas de sustentabilidade socialmente responsáveis, bem como utilizarem o mecanismo que é o marketing social, gera vantagem competitiva para as mesmas face a empresas concorrentes por inúmeros fatores, tais como o fato de os consumidores procurarem, cada vez mais, alojamentos sustentáveis e amigos do ambiente, e, ao serem tomadas decisões de cariz tanto social como ambiental, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, gera também vantagem competitiva, pois cria relações melhores, não só a nível laboral como também ambiental. A adoção de uma estratégia de marketing social permite que as empresas promovam a sustentabilidade das suas entidades, o que faz com que estas se diferenciem da concorrência, atraindo um público-alvo especifíco, fortalecendo a sua reputação bem como a confiança para com os seus clientes e fornecedores, fidelizando os mesmos e mostrando sempre uma atitude autêntica, inovadora, genuína e diferenciadora. Palavras-Chave: sustentabilidade; turismo sustentável; marketing social; responsabilidade social; vantagem competitiva
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