Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Pascoal, Maria Manuela Almeida e Silva de Pinho Neto"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    A Inclusão de um aluno com Trissomia 21 no Ensino Regular : perceção dos pais e dos professores
    (2022) Pascoal, Maria Manuela Almeida e Silva de Pinho Neto; Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.
    O atual quadro científico, político e social associa o conceito de inclusão à educação de todos os alunos em escolas do Ensino Regular, mas nem sempre se materializa na prática, apesar de ser hoje um direito que assiste aos alunos. Esta investigação, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar a perceção dos pais e dos professores de um aluno com Trissomia 21 relativamente à inclusão numa turma de 1.º ano do Ensino Regular. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados recorreu-se à pesquisa documental e à entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados através de análise documental e de conteúdo. O estudo permitiu verificar que: embora as atitudes dos intervenientes pareçam ser favoráveis à inclusão, as expectativas de alguns prendem-se com o conhecimento que têm da problemática, e com preconceitos. Releva como dificuldades: necessidade de melhor articulação escola família; diferenciação pedagógica frágil; insuficiente formação de todos os intervenientes; insuficiência/desadequação de recursos. O desempenho do aluno ficou aquém das suas potencialidades, o que remete para a necessidade de (re)pensar aspetos a melhorar ao nível dos procedimentos e da organização/gestão escolar. Sugerem-se estudos nesta área, com foco nas práticas colaborativas (articulação Escola-Família, professores, alunos e comunidade).
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos