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Percorrer por autor "Passos, Luciana Alves de Jesus"

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    Ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos : práxis pedagógicas
    (2021) Passos, Luciana Alves de Jesus; Freitas, Jacinto Serrão de, orient.
    A Educação de Jovens e Adultos (EJA), historicamente, está marcada por um caráter mais assistencialista do que de direitos. Para pensar em uma educação voltada para a efetiva aprendizagem do aluno é preciso mudanças nas atitudes em relação a esta modalidade de ensino compensatória, a partir de posturas democráticas. Os alunos da EJA já trazem consigo experiências e saberes que necessitam ser incorporados às práticas pedagógicas, as quais precisam de modelos curriculares que contemplem a construção desse saber, promovam as aprendizagens significativas e proporcionem a inclusão de todos os sujeitos. Neste sentido, são necessários questionamentos diante dessa problemática em prol da atuação pedagógica no processo ensino-aprendizagem dos educandos no domínio da EJA, que garantam a todos a aquisição dos saberes necessários ao desenvolvimento do aluno e da prática pedagógica dos professores, que são os facilitadores da aprendizagem. O presente trabalho baseia-se num estudo que tem como questão de partida saber de que forma os docentes articulam a sua atuação pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem dos educandos, no domínio da EJA. O objetivo é conhecer o desenvolvimento das práticas pedagógicas dos professores no processo de ensino e de aprendizagem nessa modalidade. O estudo insere-se no paradigma interpretativo e baseia se num estudo de caso, com uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e descritiva dos dados. A coleta de dados foi realizada por meios de recolha documental, grupo focal com os professores participantes e através de um questionário à coordenadora e aos alunos. Os alunos do 2º ao 9º ano da EJA foram abordados através da técnica investigação de inquérito por questionário. Após a análise dos dados constata-se que, normalmente, os professores enfatizam a valorização dos conteúdos, em detrimento de uma formação que não condiz às necessidades dos alunos e às pedagogias ativas. Existe uma fraca relação entre a teoria prática, a ausência de práticas ajustadas às adequações curriculares às especificidades dos alunos. A pesquisa demonstrou que os professores evidenciam uma prática desvinculada da realidade dos educandos, tendo em vista a falta de práticas consistentes que valorizem o saber e a apropriação do conhecimento. Com base nos resultados, importa (re) pensar as políticas públicas para a EJA que atendam às demandas do sistema e viabilizem a inclusão social
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