Percorrer por autor "Passos, Marta Cordeiro dos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educação de jovens e adultos : enfrentamentos e possibilidades refletidos em histórias e vidas de estudantes com mais de 60 anos(2015) Passos, Marta Cordeiro dos; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.O presente estudo analisa as percepções dos idosos a frequentarem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede pública de ensino, em comunidades periféricas da Grande Recife, no Estado de Pernambuco. A análise considera o enquadramento das perspectivas políticas, no âmbito da educação brasileira, destinada a essa fatia populacional, tendo em conta os avanços e retrocessos vividos durante o período histórico, que oportuniza a participação da população adulta no sistema de ensino. O estudo teve como objetivo geral analisar a trajetória escolar de estudantes idosos da EJA, através das percepções dos mesmos sobre a escola no passado e na atualidade. Neste estudo optamos pela pesquisa qualitativa, através das histórias de vida dos idosos e seu contato com a escola, no contexto da EJA. Com a aplicação de inquérito por entrevista, foi realizada uma análise descritiva e de conteúdo, aos relatos de vida, considerando processualmente o percurso de vida e escolar de cada participante, no confronto entre uma escolaridade do passado e atual. Como resultado desta pesquisa, vale salientar que os sujeitos não perderam a simpatia pela vida, relatando, à sua maneira, as suas experiências vividas num passado hostil à escola. Todos referem as vantagens da educação, acreditando que agora com a maturidade adquirida, e frequentando os bancos escolares, só lhes falta a saúde para estudar melhor. Esperemos que este estudo sirva de suporte para outras pesquisas no campo da educação de jovens e adultos, de maneira a promover o diálogo entre os segmentos educacionais e ampliar o debate, visando a valorização pessoal desses educandos e educandas idosos nas redes de ensino.