Percorrer por autor "Paula, Sandra Carla Barreto de"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A construção da competência de comunicação oral em língua portuguesa nas percepções dos professores(2013) Paula, Sandra Carla Barreto de; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.A escola,desde sempre, valorizou a prática educativa voltada para os gêneros escritos, enquanto os orais sempre foram entendidos como uma forma natural de falar e não como objeto de ensino. Este estudo buscaanalisar como os professores do Ensino Fundamental percepcionam as suas práticas de ensino da oralidade. O foco dapesquisa está centrado no espaço reservado à oralidade, no ambiente da sala de aula, em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino e quatro da Rede Municipal do Recife-PE- Brasil. Trata-sede uma investigação de matriz qualitativa, embora utilizando a análise estatística com aplicação de questionários para 120 professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Os resultados comprovam que a oralidade é um dos eixos básicos que norteia o ensino da Língua Portuguesa, embora ela não seja ainda reconhecida, pois a escola a concebe como secundária. É fundamental que haja uma reflexão sobre o ensino da modalidade oral, em contexto de formação escolar, pois o trabalho com os géneros orais enfrentaainda muitos obstáculos. Tal é devido ao ensino da língua portuguesa ter sido centralizado, durante muito tempo, na valorização da gramática normativa e, por isso, a modalidade oral não ser percepcionada como objeto ensinável.