Percorrer por autor "Paulo, Ezaulina da Cruz"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educação digital : um desafio socioeducacional brasileiro : um estudo de caso de uma escola de São Gonçalo(2022) Paulo, Ezaulina da Cruz; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Esse estudo tem como objetivo analisar a inserção da Educação Digital como uma prática educacional inovadora como uma forma de potenciar o desenvolvimento socioeducacional dos jovens estudantes enquanto cidadãos. Optou-se por uma metodologia mista, por meio de estudo de caso simples, de uma escola do ensino fundamental, da rede privada, localizada no município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Como estratégia quantitativa recorremos ao inquérito por questionário a estudantes com a faixa etária que varia entre os 14 e os 17 anos de idade, do 2º ciclo do ensino fundamental. Como estratégia qualitativa recorremos à entrevista realizada à diretora da escola e a uma coordenadora pedagógica do ensino fundamental do 2º ciclo, responsável pelo turno da manhã e turno da tarde, bem como a duas professoras especialistas em tecnologia educacional, totalizando assim, quatro entrevistas. Em conclusão, podemos constatar que os nossos participantes do estudo, acreditam que a educação digital surge como uma ferramenta indispensável para o exercício da cidadania digital, trazendo, em paralelo, novas oportunidades ao seu desenvolvimento social e ao processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a escola preocupada com a capacitação dos seus professores para o uso das novas tecnologias, promove regulares ações de formação com tecnologia na educação.