Percorrer por autor "Pedreira, Alessandra Meneses"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A Educação de surdos na cidade de Teresina: o processo de inclusão em uma escola estadual(2017) Pedreira, Alessandra Meneses; Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.A pesquisa procura analisar como acontece o processo de inclusão dos alunos surdos em uma Escola Estadual de Teresina, que atende alunos do 6o ao 9o anos do Ensino Fundamental Básico. Este estudo expõe a princípio a história da educação dos surdos de uma forma geral e especificamente no Brasil, expõe os modelos de educação utilizados para com os surdos, apresenta documentos internacionais e as leis educacionais do Brasil relacionadas a inclusão, reflete sobre o conceito de inclusão e aprendizagem dos alunos surdos e de como esta deve ocorrer. A pesquisa utiliza-se do conceito de linguagem segundo Vygotsky e Bakhtin, para explicar como a língua de sinais é fundamental para o indivíduo surdo, sendo o meio linguístico fundamental na sua formação social, cognitiva e emocional. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo, quantitativo e descritivo, valendo-se de questionários com respostas abertas e fechadas, entrevistas semiestruturadas e diálogos abertos para compreender como os alunos surdos, professores da sala regular, professor da sala multifuncional e a coordenadora pedagógica avaliam o atual modelo de inclusão para os alunos surdos, bem como quais os resultados que são observados com a utilização deste padrão de ensino, que é regulamentado pelas Leis Educacionais do Brasil. O que se percebe, pelo estudo e análise dos instrumentos de pesquisa, é que os alunos surdos e professores não encontram total satisfação no modelo educacional vigente, pois aspectos importantíssimos para aprendizagem, como ter aulas em LIBRAS, não acontece de forma contínua na sala regular, faltando na escola um profissional, o intérprete de língua de sinais, que diminua as barreiras comunicativas entre professor e aluno, sendo necessário também que esses alunos tenham a adaptação de atividades e avaliações. Os professores da sala regular não tem formação em LIBRAS, ficando somente a cargo do Atendimento Educacional Especializado a mediação desses alunos no ambiente escolar. No entanto a escola tem iniciativas importantes como oferta da disciplina LIBRAS na grade curricular para todos os alunos da escola e a oferta do curso de LIBRAS para a comunidade. Palavras-chave: Inclusão. Surdez. LIBRAS. Educação.