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Percorrer por autor "Pereira, Henrique Lopes"

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    Das competências em gestão da qualidade à aprendizagem organizacional : um modelo explicativo
    (2013) Pereira, Henrique Lopes; Carvalho, António Luís, orient.
    Este estudo ressalva asserções das competências em gestão da qualidade, entendendo-as como uma estratégia de gestão que envolve os colaboradores numa perspetiva de melhoria contínua, promovendo competências individuais e coletivas que se consubstanciam em aprendizagem organizacional. Com a finalidade de construir um modelo explicativo da relação das competências de gestão da qualidade, transversais, coletivas, essenciais e conhecimentos fundamentais e identificar as dimensões subjacentes e a sua diferenciação entre as características sociodemográficas, compreendendo o seu contributo para a aprendizagem organizacional, utilizámos uma metodologia multimétodo, recorrendo a grupos de discussão e de peritos, aplicação de um questionário e escalas de avaliação dos conceitos, conhecimentos, habilidades e atitudes, em contexto de ensino superior. Este estudo conduziu à produção de conhecimento que identifica conceitos emergentes e explica a articulação da aquisição de competências no âmbito da gestão da qualidade. O conhecimento, habilidades e atitudes são dimensões válidas para definir o conceito de competência. A formação e a experiência promovem atitudes favoráveis ao desenvolvimento de competências pela aprendizagem individual e de grupo, contribuindo para a aprendizagem organizacional. Concluímos, ainda, que as competências essenciais promovem a aprendizagem, os conhecimentos predizem as competências transversais e que estes dois níveis de competências promovem as competências coletivas e da organização.
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    Das competências em gestão da qualidade à aprendizagem organizacional em contexto de ensino superior politécnico
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2014) Pereira, Henrique Lopes; Carvalho, Luís; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo é sustentado numa investigação que teve como objetivo construir um modelo explicativo da relação das competências de gestão da qualidade. Estudaram-se as competências transversais, as coletivas, as essenciais e os conhecimentos fundamentais. Identificaram-se as dimensões subjacentes e sua diferenciação entre as características sociodemográficas, compreendendo o seu contributo para a aprendizagem organizacional. O estudo foi desenvolvido com sujeitos docentes e não docentes de instituições de Ensino Superior Politécnico, tendo por base uma metodologia de análise empírica das perceções dos sujeitos, seguida do estudo da validade dos instrumentos de medida e das relações entre os diferentes conceitos em análise. Através dos resultados, demonstra- se que o contexto organizacional é um campo de excelência de aprendizagem individual e coletiva e que as dimensões das competências se relacionam entre si, dando sentido ao conceito de aprendizagem organizacional. Com base nas relações estabelecidas entre os conceitos identificaram-se quatro novos conceitos: Gestão da Qualidade e Aprendizagem Organizacional; Gestão da Qualidade e Aprendizagem pela Gestão; Gestão da Qualidade e Aprendizagem Coletiva; Gestão da Qualidade e Aprendizagem Individual e o modo como se articulam os diferentes níveis de aprendizagem com o tipo de competências estudadas em contexto de gestão da qualidade.
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