Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Pereira, Micaela Parreira"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Quando dói ouvir o fado na voz de uma criança : a inclusão de um jovem vítima de maus tratos na infância que intui ser filho de ninguém
    (2012) Pereira, Micaela Parreira; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.
    O presente Trabalho de Projeto foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, ministrado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Transporta para a escrita a experiência de uma intervenção realizada no campo da investigação-ação, numa turma de 8º ano que integrava um aluno com necessidades educativas especiais que beneficiava de um currículo específico individual e manifestava graves limitações ao nível das funções do temperamento e da personalidade, bem como um défice cognitivo ligeiro, provocados por maus tratos ocorridos na infância. O principal objetivo prendeu-se com a alteração do perfil de funcionalidade do referido aluno e do respetivo grupo turma. Neste sentido, foram desencadeadas intervenções em contexto de sala de aula na área de Língua Portuguesa e em contexto individual, baseadas num trabalho expresso de parceria pedagógica entre os agentes educativos envolvidos, assente em estratégias e práticas de educação inclusiva que consideraram o grupo na sua globalidade. O estudo permitiu evidenciar uma melhoria do ambiente de trabalho dentro e fora da sala de aula, sendo possível comprovar que a implementação de estruturas cooperativas e de uma diferenciação pedagógica inclusiva promove o respeito pela heterogeneidade existente, respeita as especificidades individuais de cada aluno e permite a construção de aprendizagens significativas, bem como o desenvolvimento pessoal e social de todos os intervenientes, evitando práticas de discriminação.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos