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Percorrer por autor "Pereira, Raquel"

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    O papel do mindfulness e da autocompaixão nos níveis de stresse e de bem-estar dos estudantes universitários : um estudo preliminar
    (2024) Farias, Renata Santos; Marques, Ana; Pereira, Raquel; Agostinho, Carolina; Silva, Raquel; Oliveira, Cátia; Faculdade de Psicologia e Educação; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human Interactions
    A entrada no Ensino Superior caracteriza-se por ser uma das fases de vida com altos níveis de stresse, com impacto na sua saúde mental. A promoção do mindfulness e autocompaixão tem demonstrado resultados positivos na regulação de dificuldades psicológicas, do stresse crónico e dos níveis de bem-estar. O presente estudo pretendeu explorar o papel do mindfulness e da autocompaixão nos níveis de stresse e de bem-estar nos estudantes universitários. A amostra foi constituída por 27 estudantes da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, com uma idade média de 24 anos, sendo 89% do sexo feminino. Os participantes responderam a um conjunto de questionários online. Relativamente ao bem-estar, foram encontradas correlações positivas significativas com os fatores de isolamento reduzido (p < .001), a sobre-identificação (p < .001) e o não julgar (p < .05). Estes três fatores explicaram cerca de 47,4% da variabilidade do bem-estar. Relativamente ao stresse, os preditores não reagir, observar e autocriticismo reduzido explicaram 39,5% do variável critério. O auto criticismo reduzido (p <.05) e o não reagir (p <.05) emergiram como preditores significativos. Os resultados apontam para a relação e contribuição de diferentes dimensões do mindfulness e da autocompaixão para os níveis de stresse e bem-estar de programas baseados no mindfulness.
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    As PME e a sua internacionalização: um estudo de caso
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Pinto, Marlene; Pereira, Raquel; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    A crescente interdependência dos países e mercados é uma realidade incontornável. As empresas concorrem num mercado global, que lhes coloca novos e constantes desafios nos negócios e determina uma crescente relevância da internacionalização. No contexto português, esta afirmação assume uma pertinência muito particular. O tecido empresarial é fortemente caraterizado por Pequenas e Médias Empresas (PME), representando 79% do emprego e 66,5% do valor acrescentado (Comissão Europeia, 2014). Há autores que defendem que a internacionalização das empresas é fundamental para o desenvolvimento da nossa economia (Fernandes, 2014; Pais 2002; Simões 2010). Contudo, para que esta passagem aconteça, as empresas têm que rever comportamentos e possuir vantagens competitivas que lhe permitam usufruir do vasto leque de oportunidades que o fenómeno da globalização propicia. Utilizando a metodologia qualitativa, e o método do estudo de caso, os objetivos fundamentais deste trabalho são analisar e perceber, fazendo o enquadramento com a literatura, de que forma as PME abordam os mercados internacionais procurando, desse modo, dar resposta às seguintes questões: Que razões motivam e influenciam o processo de internacionalização? Que estratégias/modalidades escolhem? Que fatores de diferenciação possuem que lhes permitem competir nos mercados internacionais? Especificamente, pretende-se estudar e analisar o PI de três PME portuguesas, situadas na região Norte, e que operam em áreas de negócio completamente distintas. Os resultados indicam que o modelo Uppsala é útil para compreender o processo de internacionalização das PME. Contudo, também indicam que há empresas que iniciam a sua expansão internacional muito rapidamente e para mercados geograficamente dispersos, contrariando alguns princípios do modelo Uppsala. Para os casos em análise, as razões/fatores que motivam e influenciam a internacionalização, associados a fatores como o perfil dos gestores, o modelo de negócio, as networks em que a empresa poderá estar inserida, podem potenciar a decisão de, e de reforço, PI, o qual acontece usando como principal modo de entrada a exportação.
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