Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Pinho, Rita Maria Balsa Carvalho"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Práticas educativas inclusivas dos educadores de infância do movimento da escola moderna
    (2015) Pinho, Rita Maria Balsa Carvalho; Cavaco, Nora, orient.
    A inclusão é um tema central no âmbito dos discursos sociopolíticos e científicos, tanto a nível nacional como internacional. Sendo consensual que a educação inclusiva é uma questão de equidade e, consequentemente, uma questão de qualidade com impacto em todos os alunos. O seu agente principal é o professor pois mediante as suas práticas constrói ambientes educativos inclusivos. Esta investigação pretende analisar as práticas inclusivas dos educadores de infância que adotam o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna, e que definem a escola como uma comunidade de aprendizagens, ancorada na prática democrática do aprender e do ensinar e numa organização cooperada do trabalho escolar. Metodologicamente, este estudo é de natureza quantitativa e tem um cariz comparativo e técnica de recolha de dados foi o inquérito por questionário. Através deste estudo concluímos que as práticas educativas inclusivas dos educadores de infância que aplicam o MEM diferem significativamente das práticas educativas inclusivas dos educadores de infância que não aplicam o MEM; nomeadamente ao nível da planificação, da participação, do envolvimento, da cooperação, da avaliação, da partilha do poder, da gestão das diferenças e do trabalho colaborativo.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos