Percorrer por autor "Pinto, Abel Jorge dos Santos Zegre"
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Item Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica de Vale Rosal(2023) Pinto, Abel Jorge dos Santos Zegre; Guimarães, Mário Luís Castro, orient.O presente relatório reflete sobre o trabalho desenvolvido enquanto estagiário nas 4 áreas de intervenção no Estágio Pedagógico, 1. Lecionação; 2. Direção de turma; 3. Desporto Escolar e 4. Seminário. Na Lecionação, enquanto responsável pelo 8º C, consegui a progressão da maioria dos alunos nas diversas matérias. Analisando as matérias prioritárias, sendo uma turma composta por raparigas na sua maioria, o Futebol era uma matéria de aversão, ainda assim consegui envolver as alunas e progredir nas aprendizagens na matéria. No Voleibol, com a pandemia e atendendo ao tempo que os alunos tiveram em contacto com a matéria no 2º ciclo, conseguimos melhorias significativas nas aprendizagens de todos os alunos. Na Ginástica de Solo existiram melhorias nas aprendizagens dos alunos, ainda assim, considero que a incontinuidade dos estímulos condicionou as aprendizagens na matéria. Durante todo o estágio tive a oportunidade de melhorar as técnicas de instrução, clima e gestão da aula nas aulas do meu orientador através do microensino. No Professor a Tempo inteiro, tive a oportunidade de lecionar uma turma de todos os Professores do DEF e a todos os ciclos de estudo, desde o 1º ciclo ao 3º ciclo. Tratámos de novas matérias, como as danças tradicionais e sociais nas diversas turmas. Foi também no Professor a tempo inteiro que confirmei que a forma de instrução, as técnicas de clima e de gestão da aula são diferentes consoante os alunos/turma que temos à nossa frente. Além disso, realço o meu contributo para o desenvolvimento da cooperação entre os alunos da turma, no desenvolvimento de competências de comunicação e de transmissão do conhecimento através de um clima de cooperação e dos grupos heterogéneos, alcançando melhorias nas relações entre os alunos. Implementei o Projeto ‘10000 passos por dia’, relacionado com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Este projeto tinha como objetivo de promover o interesse da realização de atividade física, de instruir os alunos com ferramentas/conhecimento para que pudessem autorregular a sua atividade física. Consegui o empenho de alguns alunos que depois das aulas faziam questão de mostrar-me o pedómetro no telemóvel para eu confirmar que tinham cumprido os desafios. Através deste projeto e com o desempenho demonstrado por um aluno, decidi ajudá-lo pessoalmente a perder peso. Consegui que o aluno criasse um gosto pela prática de atividade fisica e a adotar hábitos de alimentação saudável. Na Direção de turma cumpri e auxiliei nas tarefas do cargo, interagindo com os alunos, professores e EE em situações pontuais. Em relação aos alunos, realizei uma Assembleia de Turma em que o objetivo era apresentarem sugestões de melhorias ou problemas que sentiam dentro da comunidade educativa e em conjunto com a DT organizamos uma palestra com a Psicologia da Escola com a temática: Problemáticas na adolescência. Em relação aos encarregados de educação e aos professores do concelho de turma, implementei o Projeto ‘Desporto em Comunidade’, onde utilizei as caminhadas do Desporto Escolar - Comunidades para melhorar a ligação entre os pais e os professores. A maior adesão ao projeto foram os alunos da minha turma, ainda assim consegui a participação de alguns encarregados de educação nas caminhadas. Ao nível dos Projetos de Domínio de Autonomia Curricular (DAC) do Projeto Educativo do Agrupamento, realizei 2 projetos interdisciplinares. O primeiro com a disciplina de Matemática, onde forneci os dados do Fitescola dos alunos para tratamento estatístico e o segundo, com a disciplina de História, onde realizei uma apresentação sobre ‘A dimensão sociocultural do Desporto’ com o objetivo de compreender o papel do fenómeno desde a Grécia antiga até à sociedade moderna. A saída de campo foi organizada entre as turmas do núcleo de estágio e uma turma da Escola João de Barros. No âmbito do ensino recíproco e da multidisciplinariedade, organizamos um dia de multiactividades, com escalada, uma caminhada da Escola até à Praia das Pontas dos Corvos, onde os alunos poderiam realizar Tiro com Arco, Canoagem, Voleibol Sentado, Ultimate Frisbee, Oricones, com desafios de outras disciplinas e o Jogo da petanca. No Desporto Escolar, assumi o grupo-equipa do Padel, caracterizado por alunos que não tinham experiência na modalidade, verificando melhorias significativas nos alunos mais assíduos ao longo do ano. Não tendo qualquer contacto com a modalidade, criei um instrumento de avaliação que me permitiu avaliar para ensinar ao grupo equipa. Além disso, assumi a organização dos três Encontros de Padel Escolar, regional e distrital, com a realização dos rankings, matrizes de competição e as respetivas fichas de jogo. Como NE estivemos envolvidos na organização de atividades do plano de anual de atividades do Departamento. Desde à realização de matrizes de competição em algumas modalidades, arbitragem, realizar e exposição das classificações escolares. No Seminário, estudei o tema ‘Instrumentos de Avaliação Autêntica em Educação Física’, utilizando o meu trabalho do Padel como um exemplo diferente de uma grelha de observação, partindo do jogo para as partes. A proposta que elaborei após apresentação foi alvo de discussão entre o departamento de Educação Física e considero, pelo feedback obtido que representou um contributo relevante, sobre uma matéria nova e questão pertinente que é a avaliação em Educação Física.