Percorrer por autor "Pinto, Mariana Isabel Silva"
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Item Apoio tutorial no ensino superior : efeitos de um projeto-piloto no apoio social percebido, bem-estar pessoal e vivências académicas de estudantes do 1.º ano(2018) Pinto, Mariana Isabel Silva; Oliveira, Célia Regina Gomes, orient.O primeiro ano do ensino superior apresenta-se frequentemente como um período crítico para os/as estudantes, em consequência de um conjunto significativo de desafios e mudanças que se colocam nesta nova etapa académica. Por outro lado, cabe às instituições de Ensino Superior equacionar medidas e estratégias que promovam a adaptação e desenvolvimento dos/as estudantes. A investigação indica que programas de tutoria apresentam potenciais benefícios para a promoção da adaptação e ajustamento psicossocial de estudantes do 1.º ano. Neste sentido, desenvolveu-se um projeto-piloto de apoio tutorial centrado em três vetores de intervenção: 1) tutoria por pares, 2) tutoria-docente e 3) atividades de apoio tutorial focadas no desenvolvimento de competências, tendo-se avaliado no presente trabalho o impacto dos vetores 1 e 2. Participaram no projeto 63 estudantes do 1.º ano de licenciatura da Universidade Lusófona do Porto, dos quais 49 da licenciatura em Psicologia (Grupo de Intervenção) e 14 da licenciatura em Direito (Grupo de Comparação). Os instrumentos incluíram um questionário sociodemográfico, um questionário de vivências académicas (QVA-r, de Almeida, Ferreira e Soares, 1999), uma medida de bem-estar individual percebido (sub-escala “dimensão pessoal” do questionário QVA-r), uma medida de suporte social percebido (SSA, de Antunes e Fontaine, 1994/5) e um questionário de perceção de suporte social dos tutores (Antunes, 2017, versão em estudo). Os resultados revelam ausência de diferenças, nas variáveis em estudo, entre o pré-teste e o pós-teste para cada um dos grupos. Apesar desta ausência de efeitos da intervenção, o grupo experimental apresentou diferenças significativas, pós-intervenção, comparativamente ao grupo de comparação, evidenciando valores positivos e mais elevados nas perceções de vivências académicas, bem-estar pessoal e suporte social. Discutem-se os resultados à luz de hipóteses explicativas e apresentam-se sugestões para o aprofundamento do projeto em estudos futuros.