Percorrer por autor "Pinto, Susana"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Encounters of cultures in doctoral supervision : productive or problematic?(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Pinto, SusanaIn the ambit of higher education internationalization, Portuguese universities have been receiving an increasing number of students from Portuguese-Speaking countries (CPLP), namely at the level of Ph.D. studies that pose questions related to the intercultural dimension of doctoral supervision. Research in Portugal concerning this issue is scarce and this paper focused on Ph.D. students from the CPLP and their supervisors in the Department of Education and Psychology of the University of Aveiro, intends to answer the following questions: in the situation of intercultural doctoral supervision in which both students and supervisors are engaged, what cultural encounters occur? Are these encounters productive or problematic? Semi-structured interviews were conducted with twelve students and eight supervisors. Results from thematic analysis indicate that different cultural encounters do occur between pedagogical/academic cultures; linguistic backgrounds; research and knowledge cultures and communication/relational cultures. Both students and supervisors acknowledge that these encounters bring about potentials (productive view) and constraints (problematic view) which will be discussed.Item Internationalisation of Portuguese higher education : challenges and opportunities(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Lourenço, Mónica; Pinto, Susana; Lopes, Betina SilvaItem Políticas linguísticas de formação e de investigação em universidades públicas portuguesas : das tensões a eixos de reflexão-ação(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Pinto, Susana; Sá, Maria Helena Araújo eEste artigo foca um estudo com universidades públicas portuguesas com o objetivo de identificar e discutir crenças de responsáveis institucionais sobre: (i) o ensino e aprendizagem de línguas no ES; (ii) a utilização das línguas na investigação científica; (iii) o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais de educação e de investigação. Atores institucionais responsáveis pelas estratégias pedagógicas e pelas atividades de investigação em oito universidades públicas portuguesas responderam a um inquérito por questionário e participaram em entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam tendências comuns nas universidades e apontam para uma tensão entre, por um lado, a existência de práticas institucionais que se enquadram em políticas linguísticas de formação e de investigação apoiadas na quase exclusiva utilização da língua inglesa e, por outro lado, a valorização da diversificação do ensino-aprendizagem de línguas no ensino superior e a necessidade de uma ciência mais plurilingue que privilegie o português como língua de ciência. Os resultados permitem delinear um conjunto de linhas de reflexão-ação dirigidas às instituições de ensino superior portuguesas, visando o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais multilingues. Palavras-chave: universidades públicas portuguesas; políticas linguísticas educativas; políticas linguísticas de investigação.