Percorrer por autor "Pires, Alexandre Fortes"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Avaliação de desempenho e desenvolvimento profissional do pessoal docente do ensino não superior : dos normativos às práticas vigentes nas escolas de São Vicente, Cabo Verde(2015) Pires, Alexandre Fortes; Varela, Bartolomeu, orient.O presente estudo focaliza a avaliação de Desempenho de professores do ensino não superior, em Cabo Verde, mais concretamente na ilha de São Vicente. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a Avaliação de Desempenho de professores do ensino não superior, relacionando as normas instituídas pelo Ministério da Educação com as práticas nas escolas, numa perspetiva de desenvolvimento profissional docente. Tendo por base os normativos vigentes, foi realizada uma abordagem qualitativa de caráter exploratório descritiva, usando como instrumento de recolha de dados a entrevista. Os sujeitos da pesquisa configuram dois grupos, o dos professores avaliados e o dos avaliadores, de modo a permitir uma análise comparativa, com base em categorias. Como conclusões, os entrevistados consideram que a avaliação dos professores feita pela figura do avaliador nem sempre facilita o Desenvolvimento Profissional Docente e a melhoria das práticas nas escolas em São Vicente, não seguindo-as orientações dos Normativos Institucionais. A Avaliação docente tem provocado descontentamento, apresentando vários constrangimentos internos e externos por causa de uma Política de avaliação docente com alguns constrangimentos, a necessitar de mais trabalho colaborativo e reflexão, em comunidade. É necessária uma cultura de Autoavaliação e de Avaliação Formativa Docente, de forma a aperfeiçoar competências profissionais docentes.