Percorrer por autor "Priosti, Odalice Miranda"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Caminhos e percusos da museologia comunitária(Lusofona University, 2007) Priosti, Odalice Miranda; Mattos, Yára; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoSão apresentadas, a partir da Carta de Belém, construída no âmbito do Seminário de Implantação do Ecomuseu da Amazônia, numa iniciativa da ABREMC e da Organização do referido evento , reflexões e análises sobre as propostas elaboradas. A idéia central desta participação é destacar os aspectos fundamentais das propostas contidas na Carta de Belém, pontuar os aspectos dialéticos e dialógicos das questões, com vistas à solução de problemas comuns aos ecomuseus, museus comunitários, museus territórios e processos similares nesse fórum aqui entendido como espaço de idéias, de diálogos, de discussão, de argumentação , onde a dialética combina a arte do diálogo ou da discussão e da argumentação com a dialógica das falas alternadas com o objetivo de manter o entendimento entre pensamentos diferenciados.Item O novo museu das gentes brasileiras : criação, reconhecimento e sustentabilidade dos processos museológicos comunitários(Lusofona University, 2007) Priosti, Odalice Miranda; Varine, Hugues de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAbordam-se questões teóricas e práticas inerentes aos processos museológicos de claro perfil comunitário, onde os museus podem ser entendidos como criações autênticas de comunidades, no seu trabalho de construção e sustentação de sua memória social. No contexto do panorama diversificado das museologias sociais , comunitárias, territoriais e ecomuseologia na contemporaneidade, propõe-se a profissionalização de responsáveis por museus locais, ecomuseus e museus comunitários pela oferta de capacitação em cursos ou oficinas e a inclusão gradativa da Museologia Comunitária nas graduações, especializações e cursos de extensão , apostando no jogo da formação e da qualificação das comunidades que desejam gerir seus museus e assim “ agarrar a mudança”.