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Percorrer por autor "Ramalho, Maria Estelita da Silva"

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    Educação ambiental: análise dos instrumentos pedagógicos das escolas de Ensino Fundamental de Caruaru-PE em 2015
    (2016) Ramalho, Maria Estelita da Silva; Brás, José Gregório Viegas, orient.
    O estudo, neste trabalho, aborda a Educação Ambiental pela Análise dos Instrumentos Pedagógicos, no Ensino Fundamental da rede pública estadual, na sede do município de Caruaru-PE em 2013, tendo como questão norteadora saber como a escola trabalha a construção e o desenvolvimento da consciência pública (art. 225 e inciso VI CF/88) sobre as questões ambientais tendo por base a Contribuição dos Instrumentos Pedagógicos: PCNs, TT, PP, PPP, etc. Nesse sentido procurou-se abordar a literatura recente acerca das categorias pertinentes ao objeto de estudo: EA, Ecopedagogia, Ética Ambiental e Instrumentos Pedagógicos, a fim de compreender o Contexto no qual nos propomos estudar e investigar. Quanto ao Objetivo Geral foi de compreender de que maneira a escola, enquanto espaço propiciador de ações reflexivas dos aspectos culturais, sociais, político e econômico interrelacionados na sociedade, trabalha o desenvolvimento da Consciência Pública, sobre as questões ambientais, através dos instrumentos pedagógicos. O interesse em pesquisar a resposta da questão supracitada foi querer saber quais os procedimentos aplicados e a trilha pedagógica e metodológica percorrida pela escola, na busca de se identificar se há ou não entraves na adoção de pedagogia de projeto, aquisição e melhoria de práticas construtivistas e interdisciplinar dos profissionais da educação. Os autores que ancoraram e subsidiaram o estudo foram: Leef (2001), Gadotti (2000), Morim (2002), Delors (1998), Reigota (1998), Jacob (1999), Richardson (1999), Laville e Dione (1999), Bardim (1977) e outros. O resultado da investigação evidencia que a escola movida pela Lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), pelo Art 225, inciso VI da Constituição Federal de 1988 e pelos Parâmetros Curriculares (PCNs) continua atrelada ao paradigma dominante e a Pedagogia Tradicional, longe de fazer a ruptura: adotar a Pedagogia de Projetos na Educação Ambiental. Daí concluiu-se que a falta de atualização e renovação de saberes e conhecimentos pertinentes implica na falta de reflexão e atuação na ação; falta de aquisição e melhoria das práticas e Construção de consensos que gerem compromissos comuns para qualidade efetiva da Educação Ambiental.
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