Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Rei, Ana Cristina de Aquino Soares Cavaleiro Marta"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
    (2014) Rei, Ana Cristina de Aquino Soares Cavaleiro Marta; Mateus, Nuno, orient.
    Atualmente, nas escolas deparamo-nos cada vez mais com alunos que afetam o desenvolvimento equilibrado da sala de aula. É importante que os professores considerem que o comportamento desadequado pode ser o sintoma de um distúrbio que se denomina Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA). Esta investigação pretendeu ser um instrumento de trabalho para os professores, de forma a tornar possível o processo de ensino e aprendizagem um sucesso para o aluno com PHDA e sensibilizar os docentes para uma problemática que vai muito para além de uma irrequietação, agressividade e falta de regras dos alunos. Este estudo foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo constou uma abordagem teórica acerca dos conceitos de inclusão, Necessidades Educativas Especiais (NEE), PHDA, foram apresentadas estratégias de intervenção, defendidas por alguns autores, para alunos com esta perturbação. No segundo capítulo foi descrita a metodologia do estudo de caso, apresentados os objetivos da investigação e os instrumentos de recolha de dados, questionário e observação direta. No terceiro capítulo foram apresentados os dados obtidos e feita a sua análise. Nas considerações finais, foi possível conhecer as estratégias que contribuem para o sucesso escolar do aluno com PHDA, a relação existente entre as variáveis género, idade, habilitações, situação profissional dos docentes com a perceção destes acerca da inclusão do aluno com PHDA numa turma regular, a relação entre a inclusão e o rendimento escolar do aluno e apresentadas as limitações do estudo e os possíveis caminhos de investigação futura. Por fim a bibliografia que serviu de base a este estudo, apresentadas de acordo com as regras da APA (American Psychological Association).
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos