Percorrer por autor "Reininho, Rui Manuel Melhorado"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O jogo como estratégia de modelação de comportamentos em aluno com PHDA(2013) Reininho, Rui Manuel Melhorado; Mateus, Nuno, orient.A existência de alunos com PHDA, nas nossas aulas é um problema acrescido para estas crianças e professores, no sentido concretização dos parâmetros de educação inclusiva. O objetivo do presente estudo, é saber se o jogo pode ser uma estratégia eficaz para o modelamento de comportamentos da criança com PHDA. Para a realização do presente estudo, foi adotada uma abordagem metodológica, de natureza qualitativa, um estudo de caso, cuja fundamentação teórica se baseou em diversos autores. Na realização de jogos numa aula de EF, foram realizadas observações estruturadas, com o objetivo de definir os comportamentos mais marcantes do aluno. Posteriormente, no sentido de alterar esses comportamentos, foi delineado um plano de intervenção cognitivo-comportamental que decorreu em sete sessões, durante as aulas de AEE. No seu decorrer foram então realizados jogos que promoveram o desenvolvimento de competências de autoinstruções, resolução de problemas e programa de reforço. Verificando-se algumas dificuldades do aluno em seguir as instruções do aplicador, mas ao mesmo, tempo foi notório o seu esforço, colaboração e evolução. Apurou-se, que a utilização de jogos, conjuntamente com autoinstrução e programa de reforços pode constituir uma ferramenta importante para o modelamento de comportamentos do aluno com PHDA.