Percorrer por autor "Repinaldo, Ana Sofia Pereira de Almeida"
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Item A relação entre a motivação e o sistema de recompensas no mercado de trabalho : um estudo comparativo entre o setor público e privado em Portugal(2015) Repinaldo, Ana Sofia Pereira de Almeida; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.O mercado de trabalho atravessa um momento de grandes transições e muitas adaptações. Envolto em tantas teorias e paradigmas, sobre como se deve viver, trabalhar e administrar, as organizações tentam adaptar-se a um ambiente onde o avanço da tecnologia e o desenvolvimento do conhecimento humano não são suficientes para se ter sucesso (Sousa, et al., 2006). Partindo do paradigma que a grande mais valia de qualquer empresa é o seu capital humano, a gestão de pessoas deve entender o sentido que as pessoas atribuem àquilo que fazem e recebem, para que se possa chegar à motivação dos funcionários. Para que isso possa acontecer é essencial que seja estabelecido uma nova relação de trabalho que terá obrigatoriamente repercussões na forma de recompensar, sendo determinante, um sistema de recompensas capaz de motivar e de mobilizar os trabalhadores no sentido da aprendizagem contínua, da participação e do envolvimento na estratégia organizacional. Considerando o papel motivacional do sistema de recompensas esta pesquisa tem como objetivo central o estudo da relação entre a motivação dos colaboradores com o sistema de recompensas de que beneficiam nas organizações onde trabalham fazendo a comparação entre o setor público e o privado. O processo metodológico utilizado foi selecionado visando dar sentido prático ao esquema de pesquisa, tendo em atenção os objetivos e finalidade da investigação. Assim, o instrumento escolhido foi o questionário por ser um instrumento de trabalho que permite a recolha de informação junto de um dado público-alvo, de acordo com Fink (2003), através de afirmações que representam factos, comportamentos e sentimentos, colocadas segundo uma escala de Likert, permitindo aos inquiridos assinalarem em que medida lhes ocorrem esses fenómenos. Este procedimento permite conhecer o sistema de recompensas de que o trabalhador beneficia e até que ponto o motiva. Depois de analisar as respostas dadas pelos inquiridos ao questionário, algumas das conclusões mais relevantes desta pesquisa são: as mulheres estão menos motivadas pelo sistema de recompensas que as suas empresas praticam do que os homens, a motivação é proporcional às habilitações literárias dos colaboradores, ou seja, são os colaboradores com habilitações superiores que se sentem mais motivados e os funcionários que estão há menos tempo na empresa sentem-se mais motivados com o sistema de recompensas. Poder-se-á ainda dizer que os funcionários do setor privado estão mais motivados pelo sistema de recompensas do que os funcionários do setor público.