Percorrer por autor "Roca, Zoran, orient."
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A contribuição da topofilia e terrafilia na perspectiva de uma educação para a cidadania(2012) Moraes, Jacqueline Rodrigues; Roca, Zoran, orient.A pesquisa realizada teve como finalidade analisar os pressupostos compreendidos nos conceitos de topofilia e de terrafilia, considerando como sujeitos os alunos e professores da Escola de Ensino Fundamental e Médio Ministro Jarbas Passarinho, no Município de Sobral, Estado do Ceará. Foi feita uma análise da identidade territorial, a vivida e a desejada, buscando avaliar o sentido de pertença à escola e aos bairros Terrenos Novos e Vila União, bem como a sua atratividade. Isto permitiu verificar as consequências que pode trazer tornar o sentimento de pertença em algo construtivo na resolução de problemas existentes na escola e nos bairros em questão, no sentido de contribuir para a formação da cidadania. A metodologia participativa adotada consistiu na realização de oficinas sobre os conhecimentos, atitudes e prática (CAP)/Terrafilia, aplicadas a alunos do 3º ano do ensino médio e a seus respectivos professores de Geografia. Os resultados permitiram a elaboração de um diagnóstico retrospectivo e prospectivo a respeito das diversas mudanças ocorridas na gênese da identidade territorial e proporcionou aos participantes uma abertura dialógica, onde puderam expressar suas opiniões e preocupações, permitindo assim, um ensaio das escolhas, deveres e responsabilidades, a partir de indicações e formulação de propostas para fortalecimento do sentimento de terrafilia.Item Maxibombos e Candongueiros em Luanda: contributo para a configuração de uma rede de transportes colectivos com recurso a tecnologias de informação geográfica(2014) Aragão, Nagayamma Kaymir Tavares de Sousa; Roca, Zoran, orient.As redes de transportes sempre estruturaram o território, determinando a forma como as actividades se distribuem, a população se desloca, os recursos são explorados e a administração se organiza. O crescimento da população a residir em áreas urbanas tem vindo a traduzir-se num aumento das deslocações em modos de transporte motorizados e na sua amplitude geográfica. Este fenómeno, num país como Angola, sobrevivente a uma guerra civil de 40 anos, apresenta contornos particulares na província de Luanda. Os transportes colectivos são apontados como uma parte da solução para a melhoria da mobilidade das populações e para uma maior sustentabilidade e competitividade dos territórios e das cidades, pelo que urge desenvolver um sistema que promova a intermodalidade e/ou co-modalidade na província, em detrimento do transporte individual. Este trabalho pretende constituir uma reflexão sobre estas problemáticas, tendo como objectivo último a contribuição para a definição de uma configuração de rede de transportes colectivos na província de Luanda Na abordagem prosseguida são aplicadas tecnologias de informação geográfica, com destaque para a análise de redes, a qual só foi possível porque foi suportada num trabalho de campo que abrangeu 1350 indivíduos e 345 «empresas», estas últimas sobretudo envolvidas num sector nascido da informalidade, que localmente se designa por «candongueiros». São eles que mais eficazmente garantem as necessidades de deslocação de uma população urbana em crescimento.