Percorrer por autor "Rocha, Catarina Oliveira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Família + : programa piloto de treino de competências parentais(2018) Rocha, Catarina Oliveira; Souto, Maria Teresa Soares, orient.A promoção da parentalidade positiva tem vindo a ser um dos focos das intervenções psicológicas nos últimos tempos, fundamentalmente pela influência deteminante que esta tem na adaptação de crianças e jovens a uma sociedade cada vez mais exigente. Família + é um programa piloto de treino de competências parentais desenvolvido no Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) “Entre Famílias”, do Centro Comunitário de Esmoriz. Realizaram-se sessões de grupo e individuais com progenitoras acompanhadas por este serviço, suportada numa abordagem de coaching parental, visando, a transformação e gestão positiva das relações familiares. Para avaliar os efeitos do programa, recorreu-se às Escalas Egna Minnen Betraffande Uppfostrane para Pais (EMBU-P) e para Crianças (EMBU-C) nas versões portuguesas de Canavarro & Pereira (2007), antes e após o desenvolvimento das sessões, avaliando a perceção que as progenitoras têm dos seus próprios estilos parentais educativos, mas também a perceção que os seus filhos têm sobre os estilos parentais educativos das progenitoras. Após 3 meses do fim das sessões e através de uma Entrevista Semi-Estruturada, avaliamos os efeitos do Família + na dinâmica destas famílias. As mudanças mais significativas e expressas pelas progenitoras terão sido a um nível pessoal, de uma mudança de perspetiva enquanto mulheres e mães, sentindo-se mais capazes e valorizadas por si próprias, gerindo mais eficazmente conflitos e tarefas domésticas, aumentando a disponibilidade física e afetiva e melhorando a comunicação na família, através da troca de afetos e da redução da hostilidade e agressividade verbal. Estas mudanças, culminaram com a alteração de algumas práticas educativas, sendo, contudo, uma área em que os resultados não parecem ser tão significativos. A continuidade do programa deverá ser equacionada quer pela motivação e interesse demonstrados pelas famílias, mas também pela necessidade em aprofundar algumas temáticas, clarificando conteúdos e reforçando competências essenciais na redução de risco psicossocial.