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Percorrer por autor "Rodrigues, Ana Paula Alves"

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    A participação de alunos com necessidades educativas especiais nas atividades de sala de aula : o que pensam e o que dizem fazer os Professores dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico
    (2014) Rodrigues, Ana Paula Alves; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.
    A educação de alunos com necessidades educativas especiais é um dos grandes desafios do sistema educativo. Atualmente a legislação e a linguagem na esfera educacional instituem a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais na escola de ensino regular. Cabe à escola, de acordo com os princípios subjacentes a uma sala de aula inclusiva, adaptar-se aos alunos que tenham qualquer tipo de problemática criando oportunidades educativas e sociais, no âmbito de uma escola aberta e apta a responder com eficácia à diversidade dos seus alunos. A gestão da diversidade na sala de aula representa um dos maiores problemas das nossas salas de aula. Neste contexto, consideramos o professor, um elemento chave sobre como dinamizar a participação dos alunos na sala de aula. O objetivo deste nosso estudo foi perceber as relações entre as perceções dos professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico face à participação dos alunos com necessidades educativas especiais e as práticas que desenvolvem para concretizar essa participação nas atividades de sala de aula. A metodologia que escolhemos foi inicialmente de natureza quantitativa e, num segundo momento, tivemos necessidade de recorrer a uma metodologia de natureza qualitativa, com o intuito de esclarecer alguns dados obtidos no questionário aplicado. Aplicámos um questionário a 127 professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e optámos pela entrevista semiestruturada no que diz respeito à metodologia qualitativa. Os resultados encontrados confirmam existir uma relação entre as perceções e as práticas desenvolvidas pelos professores, no sentido, de dinamizar a participação dos alunos com necessidades educativas especiais na sala de aula. Verificamos, ainda, que as perceções que têm sobre a participação dos alunos com necessidades educativas especiais os leva a testemunhar o desenvolvimento de práticas que respondem à diversidade dos seus alunos, no sentido, de lhes facilitar a participação. Verificámos alguma resistência à cooperação e à colaboração entre os professores do ensino regular e os de educação especial.
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