Percorrer por autor "Rodrigues, Anabela da Graça"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O papel da formação contínua e da supervisão no desenvolvimento profissional do professor de matemática(2014) Rodrigues, Anabela da Graça; Santos, Nilza Henriques dos, orient.Existe uma clara associação entre “formação” e “qualidade”, uma relação de interdependência que atribui à formação um caminho para a melhoria da qualidade dos serviços e, consequentemente, da vida dos cidadãos. A formação de professores deve responder às necessidades, expectativas e interesses dos docentes como pessoas e como profissionais, deve ter em conta o contexto de trabalho e deve fomentar a participação ativa e a reflexão. A nossa questão de partida para este trabalho de projeto: que formação contínua responde às necessidades reais do Professor de Matemática e promove o seu desenvolvimento profissional emergiu do sentimento de insatisfação que face à oferta de formação contínua, na área da Matemática, nomeadamente por parte dos Centros de Formação de Associação de Escolas. Considerou-se pertinente averiguar se existiam no Agrupamento de Escolas ao qual pertenço e noutro Agrupamento de Escolas que pertence ao mesmo CFAE, professores que comunguem da mesma opinião. Assim, decidimos aplicar um questionário aos professores do 2º e 3º ciclos de dois Agrupamentos de Escolas da região de Lisboa. Tendo em conta a análise dos questionários e também a análise das atas dos grupos disciplinares e dos planos de formação do centro de formação, propomos como uma das primeiras ações a implementar, a frequência e a realização de uma ação de formação com o tema: NOVAS METAS CURRICULARES NO ENSINO DA MATEMÁTICA – ENSINO BÁSICO. Com a sua implementação procura-se levar os docentes a refletirem não só sobre os conteúdos programáticos, mas também sobre as estratégias de ensino e metodologias de trabalho que promovam o desenvolvimento do conhecimento matemático nos alunos. O objetivo geral deste trabalho é conceber um plano de formação que, com o apoio da supervisão, contribua para o desenvolvimento profissional do professor de Matemática.