Percorrer por autor "Sanford, Kathy"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item The Feminist Museum Hack: Making a creative disruptive pedagogical, investigative and analytical tool(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Clover, Darlene E.; Sanford, Kathy; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoComo é que podem ser compreendidas as ideologias patriarcais que se escondem por detrás da organização de museus de arte e que se traduzem num forte impacto modelador e mobilizador nas construções de género, reforçando a injustiça e a opressão de género? Esta foi a questão central para o desenvolvimento deste artigo. Neste texto, procurarmos discutir uma inovadora prática pedagógica, mas também de investigação, de análise e de intervenção que desenhámos para compreender os complexos contextos culturais das instituições mencionadas. Neste artigo, abordamos diversas componentes e objetivos desta prática pedagógica em museus a partir de preocupações feministas. Esta abordagem visa reforçar as capacidades analíticas e visuais dos visitantes, bem como ligar e desligar a linguagem e a imagem, de modo a perceber as ideologias patriarcais não visíveis e implícitas que podem ser identificadas nos museus. Neste sentido, este texto surge como uma contribuição que se espera valiosa para a educação de adultos femininos. De acrescentar que consideramos que esta prática pedagógica visa desenvolver a imaginação, a partir de um olhar feminista de oposição e de um sentido de agência que procura romper com a autoridade privilegiada dos museus, desconstruindo as políticas discursivas, visuais e retóricas problemáticas que nestas instituições podem ser encontradas e que têm implicações no modo como se vê e se conhece as questões de género para lá dos muros dos museus.