Percorrer por autor "Santos, Ana Vitória de Carvalho"
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Item Da autonomia à gestão democrática : o retrato da participação democrática em escolas públicas municipais do ensino fundamental em Teresina - Piauí(2011) Santos, Ana Vitória de Carvalho; Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.A gestão participativa se constitui num desafio para a efetivação de uma sociedade democrática para todos os cidadãos. A todos deve ser concedida oportunidade de acesso ao conhecimento, à cultura e a escolas com processos de ensino de qualidade. Assim, o presente trabalho tem como objetivo o estudo dos modos de participação dos agentes da comunidade educativa na gestão democrática em escolas públicas municipais de ensino fundamental na cidade de Teresina – Piauí, por entendermos que a construção e o desenvolvimento da gestão democrático-participativa é um foco de suma importância para introdução de um novo modelo de gestão educacional no Brasil. A realização desta pesquisa utilizou observação, questionário e entrevista em áudio-vídeo para a obtenção dos dados da pesquisa, instrumentos fundamentais nesse processo. Legalmente observou-se que a gestão democrática participativa está amparada pela Constituição Federal de 05/10 de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB de 20/12 de 1996), no sentido de garantir à instituição de ensino, autonomia, visto que a gestão democrática participativa é algo novo que pode superar as limitações de administração escolar, na busca da participação de todos os segmentos da escola. A base teórica deste trabalho está apoiada nos seguintes autores e leis: Demo (1988), Lopes (1998), Cury (2000), Ferreira (2000), Gárcia (2000), Prado (2000), Dourado e Duarte (2003), Libâneo (2004), Lück (2006), Paro (2008), Constituição Federal (1988), LDB (nº 9.394/96), entre outros. Concluímos que a gestão democrática participativa pode ser geradora de transformações que vão além da legislação e das políticas educacionais, em que gestores, pedagogos, professores e educandos sintam-se livres para realizar projetos para que todos participem democraticamente do processo educativo com igualdade de condições, compartilhando na formação de qualidade da autonomia escolar.