Percorrer por autor "Santos, Carlos"
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Item An analysis of the use of badges in the SAPO Campus platform: the perspective of communities’ administrators(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Araújo, Inês; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Batista, JoãoSAPO Campus is a social media platform for educational contexts based on the basic principles of Web 2.0 and social networks. The platform has a badge feature that allows community members to engage in gamification dynamics by creating, supporting and assigning badges. An analysis of the platform interaction data shows that, despite some cases of success in the use of badges, the great majority of users never used this feature, especially teachers. In order to understand the reasons behind this lack of use, a questionnaire was administered to 61 administrators of communities in SAPO Campus. The overall results show us that this feature was not used because administrators thought it was hard to implement with their students, especially in what concerns its planning and use in an engaging way. In this article we analyze the general preferences indicated throughout the questionnaire regarding this functionality, in order to understand which changes should be implemented to improve its use.Item Crachás: efeitos potenciais na dinâmica de comunidades online(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Araújo, Inês; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Batista, JoãoOs MOOC são muitas vezes motores para o desenvolvimento de comunidades online, mas nem sempre é uma tarefa fácil envolver os participantes em interações significativas entre si. É frequente, neste contexto, o recurso a estratégias de gamificação para motivar os participantes e diminuir as desistências. Num MOOC intitulado “Crachás: como usar?” e destinado a professores e formadores, recorreu-se a uma ferramenta de apoio (endorsement) de crachás entre membros. A tarefa sugerida teve como intuito proporcionar uma experiência com Crachás aos participantes, mas também promover a interação entre estes. Através da leitura das apresentações individuais, cada participante deveria apoiar um dos crachás disponíveis, sendo atribuído o crachá com mais apoios. Esta ação desencadeou um grande número de interações que pretendemos analisar neste artigo. Inicialmente ocorreram interações de um para todos os membros como as publicações no grupo, para depois aumentarem as interações de um para um ou vários, como os comentários e o apoio de crachás, que exigem um esforço mais significativo por parte dos utilizadores. Os valores obtidos indicam que o recurso a crachás desinibiu a participação dos membros e que estes reconheceram a atividade como divertida, no entanto consideramos que são necessários mais estudos que validem esta abordagem.