Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Santos, Carlos"

A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    An analysis of the use of badges in the SAPO Campus platform: the perspective of communities’ administrators
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Araújo, Inês; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Batista, João; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and Administration
    O SAPO Campus é uma plataforma de natureza social para contextos educacionais baseada nos princípios básicos da Web 2.0 e redes sociais. A plataforma possui uma funcionalidade de crachás que permite que os membros da comunidade participem em dinâmicas de gamificação criando, apoiando e atribuindo crachás. Uma análise dos dados de interação da plataforma mostra que, apesar de alguns casos de sucesso no uso de crachás, a grande maioria dos utilizadores nunca utilizou esse recurso, principalmente os professores. Com o objetivo de compreender as razões subjacentes a essa falta de uso, um questionário foi aplicado a 61 administradores de comunidades no SAPO Campus. Os resultados gerais mostraram que esta funcionalidade não era usada porque os administradores achavam que era difícil implementar com os seus alunos, especialmente no que diz respeito ao seu planeamento e uso de maneira pedagogicamente sustentada. Neste artigo analisamos as preferências gerais indicadas no questionário sobre esta funcionalidade, com o objetivo de compreender que mudanças devem ser implementadas para melhorar os seus padrões de utilização.
  • Item
    Crachás: efeitos potenciais na dinâmica de comunidades online
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Araújo, Inês; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Batista, João; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Os MOOC são muitas vezes motores para o desenvolvimento de comunidades online, mas nem sempre é uma tarefa fácil envolver os participantes em interações significativas entre si. É frequente, neste contexto, o recurso a estratégias de gamificação para motivar os participantes e diminuir as desistências. Num MOOC intitulado “Crachás: como usar?” e destinado a professores e formadores, recorreu-se a uma ferramenta de apoio (endorsement) de crachás entre membros. A tarefa sugerida teve como intuito proporcionar uma experiência com Crachás aos participantes, mas também promover a interação entre estes. Através da leitura das apresentações individuais, cada participante deveria apoiar um dos crachás disponíveis, sendo atribuído o crachá com mais apoios. Esta ação desencadeou um grande número de interações que pretendemos analisar neste artigo. Inicialmente ocorreram interações de um para todos os membros como as publicações no grupo, para depois aumentarem as interações de um para um ou vários, como os comentários e o apoio de crachás, que exigem um esforço mais significativo por parte dos utilizadores. Os valores obtidos indicam que o recurso a crachás desinibiu a participação dos membros e que estes reconheceram a atividade como divertida, no entanto consideramos que são necessários mais estudos que validem esta abordagem.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos