Percorrer por autor "Santos, Cristina Isabel Faustino Dos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A comunicação com a equipa: que procedimentos adoptar para aumentar a produtividade(2014) Santos, Cristina Isabel Faustino Dos; Aguiar, António Hipólito de, orient.O tema da presente Monografia “A comunicação com a equipa: que procedimentos adoptar para aumentar a produtividade”, tem como grande objectivo identificar as valências nas Farmácias, estruturais e de comunicação, complementares às da formação farmacêutica específica, de modo a evidenciar a valorização da vertente comunicacional interpessoal, não só a nível do acto farmacêutico na perspectiva da comunicação farmacêutico-utente, mas também, na perspectiva do farmacêutico “per si” como profissional, ao nível da auto-realização e o impacto destes factores na sua produtividade e rentabilidade da Farmácia Comunitária. Uma das motivações para a abordagem deste tema prende-se com a contextualização económica e profissional do sector da Farmácia Comunitária e, com a necessidade de manter a equipa actualizada a vários níveis, motivada e o reflexo destes factores na sua produtividade e, consequentemente, como factor diferenciador no atendimento e incremento do acto farmacêutico no serviço às populações. Ao longo deste trabalho, procura-se dar a entender a importância dos conhecimentos teóricos das várias formas de comunicação, articuladas com a gestão da farmácia comunitária e o seu impacto na produtividade da equipa em Farmácia Comunitária. Como metodologia adoptou-se a elaboração de um questionário, aplicado ao universo da equipa técnica em Farmácia Comunitária, a respectiva análise foi baseada numa amostra de 210 respostas obtidas. Os resultados analisados evidenciam a necessidade de incrementar a implementação de procedimentos como avaliação de desempenho com um resultado médio de 2,76, reuniões de equipa com uma média de respostas de 3,19. E, ainda, melhorar a componente de formação interna e externa nas Farmácia, com uma média de resposta de, respectivamente, 3,57 e 2,95, numa escala de 1 a 5, sendo 1 menos importante e 5 o mais importante.