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Percorrer por autor "Santos, Hilda Pereira dos"

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    Gestão democrática na escola e a organização pedagógica: um estudo de caso
    (2012) Santos, Hilda Pereira dos
    O trabalho de pesquisa parte da necessidade de analisar a história da gestão democrática numa escola pública municipal do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), localizada no município de Currais Novos/RN. Um estudo de caso, onde se descreve a organização do trabalho pedagógico a partir dos princípios de gestão e de autonomia escolar culminando na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, instrumento de concretização da gestão democrática. São sujeitos da pesquisa representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar: direção, equipe pedagógica, professores, funcionários e pais de alunos. A pesquisa tem como princípio metodológico, a observação do perfil da gestão escolar, seguindo-se os momentos de questionamentos acerca do trabalho pedagógico dos professores com entrevistas semiestruturadas, além da análise documental, que permite conhecer a experiência da gestão democrática desenvolvida numa escola de ensino fundamental da rede pública. A pesquisa oportuniza a participação nas atividades administrativas e didático-pedagógicas numa total interação com os projetos escolares. Nessa perspectiva, torna-se primordial à formação dos gestores para que assumam a liderança do processo democrático, tendo como foco a função pedagógica e social da escola, sem descuidar dos principais órgãos de gestão, que decerto darão suportes de representatividade, continuidade e legitimação escolar. É fundamental para a dinâmica da escola, no atual contexto do mundo globalizado, buscar-se a superação dos desafios a partir da comunidade escolar, e o aliado fundamental necessário desse desafio é o conselho escolar, constituído como órgão de força diante da autonomia financeira e pedagógica, sendo que, a liderança efetiva-se na figura do gestor que deverá estar sempre buscando uma participação mais efetiva dos professores, funcionários, pais, alunos e comunidade para, unidos, promoverem um plano de ação para o desenvolvimento da escola, priorizando resultados eficazes na consecução de objetivos almejados.
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